Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

chips crocantes de batata doce mergulhados num molho de queijo, o acompanhamento mais fácil para o seu jantar

Enquanto metade de Lisboa se anda passear pelas ruas da cidade com cartões da Web Summit pendurados ao pescoço, eu fecho-me na cozinha de avental atado à cintura. Tudo para descobrir novas e deliciosas receitas com batata doce para o jantar.

Cá em casa já entrámos em contagem decrescente para o Natal. E isso quer dizer que o meu fogão se transformou num laboratório de testes de pratos para a consoada. Especialmente, claro, pratos com batata doce que estão para a nossa vida assim como os computadores estão para a vida dos aspirantes a Paddy Cosgrave.

Esta fabulosa invenção do sempre fantástico site The Kitchn é quase perfeita porque junta o crocante dos chips de batata doce com a cremosidade do queijo derretido.

Tudo o que vou precisar para fazer esta delícia é de natas, manteiga sem sal, alho picado, louro, tomilho fresco, noz moscada, batata doce descascada e cortada às rodelas, queijo gruyère ralado, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente consulte a receita original aqui.

9c4a51e6d50e28d363d2a2d27b8ebc99ac16a929.jpeg

 

Junte as natas, a manteiga, o alho picado e o louro numa panela e aqueça em lume brando. Deixe levantar fervura durante um ou dois minutos e desligue o lume. Enquanto isso, misture a noz moscada com o tomilho picado, a flor de sal e a pimenta.

Espalhe metade das rodelas de batata doce num tabuleiro untado com spray de cozinha. Tempere-as com metade da mistura de noz moscada. Coloque uma segunda camada de rodelas de batata doce por cima e tempere-as com o resto das especiarias.

Agora só precisa de regar as rodelas de batata doce com as natas, mas antes retire e deite fora a folha de louro. Pressione ligeiramente as rodelas de batata doce para ficarem bem mergulhadas no molho, mas não se preocupe porque não vão ficar totalmente submersas.

Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve-o ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 15 minutos. Destape o tabuleiro, salpique-o com o queijo ralado e volte a colocá-lo no forno, com o grelhador ligado, durante 3 a 5 minutos. O objectivo é derreter o queijo e tostar os pedaços de batata doce que ficaram descobertos.

Quando provar esta delícia, vai perceber porque é que é absolutamente divinal e um acompanhamento de sonho para qualquer jantar especial: o interior vai ficar cremoso e macio, o exterior estaladiço e crocante. E depois há o queijo derretido...

 

Um óptimo jantar para si onde quer que a batata doce esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn