Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

chips de couve no forno, um delicioso e saudável aperitivo sugerido por uma leitora fantástica

Quase tão bom como ter a minha querida Família Mistério é ter os meus fantásticos Leitores Mistério. Então não é que, no outro dia, entro eu, esbaforido, pelo Facebook adentro e dou de caras com uma maravilhosa mensagem da Ana Rita Jorge? A Ana Rita é uma leitora "viciada" no Casal Mistério (convenhamos que há vícios piores...) e, por isso, quis partilhar connosco aquela que é a sua receita preferida de chips de couve toscana.

A couve toscana é conhecida nos Estados Unidos como lacinato kale e a Ana Rita tem-na encontrado frequentemente, aos sábados, no mercado do Príncipe Real, em Lisboa, uma das nossas passagens habituais ao fim-de-semana e onde se encontram óptimos legumes biológicos. Sempre que compra esta couve, a Ana Rita faz esta divinal receita de chips de couve toscana do delicioso blog Kitchen Treaty. Mas antes que comece já aí a franzir essa céptica sobrancelha contra as receitas pouco saudáveis que nós publicamos, devo esclarecê-lo – e esclarecê-la – que esta receita não tem nada de pouco saudável. Além de só levar uma colher de sopa de azeite como gordura, é feita no forno sem fritadeiras a atrapalharem a nossa vida dietética.

Kale-Chips.jpg

 

Para lá do azeite, só vai precisar de couve (a autora do blog recomenda uma mistura de couve toscana e couve frisada) e flor de sal. Para fazer este delicioso aperitivo, lave bem as folhas de couve e seque-as num pano ou numas folhas de rolo de cozinha. Depois, corte e deite fora o caule (que é amargo) e use apenas as folhas partidas em pedaços com cerca de 5 centímetros. Coloque as folhas numa taça com o azeite e misture bem. Depois leve-as ao forno pré-aquecido a 150º C, em cima de um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e temperadas com flor de sal. Não as sobreponha para não ficarem moles. Retire-as assim que estiverem estaladiças – deve demorar entre 8 e 12 minutos, dependendo da couve e do forno, por isso é melhor ir controlando porque queima muito rapidamente. Para ver as quantidades certas e as fotografias passo a passo, clique aqui.

Agora, confesse lá, está a ver receita mais deliciosa e saudável do que esta? É um aperitivo absolutamente viciante e faz um sucesso no jantar de Natal. Com leitoras destas, não podia pedir mais nada ao Pai Natal.

 

Uns óptimos chips para si onde quer que a Ana Rita esteja,

Ele

 

receita e foto: kitchen treaty