Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como ajudar os bombeiros no combate aos incêndios

800.jpeg

No meio de tragédias como esta, infelizmente há pouco que se possa fazer além de tentar ajudar os bombeiros e as famílias das vítimas de todas as formas possíveis. 

Os Bombeiros Voluntários de Leiria acabaram de divulgar, na sua página de Facebook, as melhores formas de ajudar os homens que estão no terreno, a tentar combater o incêndio de Pedrógão Grande. Felizmente têm recebido centenas de contactos de pessoas que querem solidarizar-se. E revelaram os bens de que precisam nesta altura. 

  • Garrafas de água (de preferência de 0,33 l, para ser mais fácil levar para o terreno);
  • Comidas enlatadas;
  • Bolos secos;
  • Produtos de higiene;
  • Bens não perecíveis.

Os donativos poderão ser entregues em qualquer dos quartéis dos Bombeiros Voluntários de Leiria. Outras ajudas podem também ser deixadas na base do INEM, em Avelar, no cruzamento do IC8 com IC3, ou nos quartéis de bombeiros de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera ou Figueiró dos Vinhos. Se estiver perto de Pedrógão Grande, pode ainda deslocar-se à zona industrial do município, onde há uma equipa de recepção que fará depois a distribuição pelas diferentes frentes.

 

Ao jornal Público, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses diz que, ao final da manhã de domingo havia água e leite suficientes, mas faltava "fruta que não seja preciso descascar” e barras energéticas. 

Outras corporações também fizeram apelos nas suas páginas de Facebook, pedindo para não entregarem "fruta madura, carne, peixe ou produtos com validade curta", de modo a evitar desperdícios. O leite, por exemplo, é importante e ajuda a alimentar os bombeiros nos teatros de operações, no entanto não pode ser levado para a frente do incêndio, porque, com as grandes temperaturas, deteriora-se. É normalmente levado para as zonas de reserva e descanso, onde os bombeiros são alimentados.

Os bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, por exemplo, apelam a que se entregue, além dos produtos mencionados em cima:

  • Barritas energéticas ou bebidas desportivas, como por exemplo, Gatorade ou Powerade;
  • Cereais;
  • Leite;
  • Sumos;
  • Bolachas.

Se souber de mais corporações de bombeiros que precisam de ajuda ou de donativos alternativos para auxiliar as vítimas dos incêndios ou os homens que os estão a combater, publique num comentário aqui em baixo ou na nossa página de Facebook.

 

Obrigado!

Casal Mistério

 

(Em actualização)

 

foto: lusa

1 comentário

Comentar post