Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como aproveitar os restos da véspera para fazer um brinner fácil e delicioso

Não há coisa que me deixe mais doente do que desperdiçar comida. Especialmente quando é tão fácil transformar uns desenxabidos restos do almoço do dia anterior num faustoso jantar do dia seguinte. E é isso que vou fazer hoje para o nosso Jantar Mistério.

Ontem à noite, qual pai extremoso, preparei uma divinal quinoa para o meu estudioso e empenhado Filho Mistério levar para a universidade. É claro que, com a cabeça tão focada de um jovem adolescente, ele se esqueceu da quinoa em casa e acabou a almoçar um galão e um copo de água no bar. Pois bem, graças a uma divinal receita do site Food52, a quinoa de ontem vai virar a frittata de hoje. E o que é uma frittata? É uma das melhores soluções para um brinner, essa fabulosa invenção que é meio brunch, meio jantar.

O melhor desta receita é que os únicos ingredientes obrigatórios são ovos e queijo. Tudo o resto é o que lhe sobrou do almoço do dia anterior. A receita original do Food52 usa farro (eu vou usar quinoa), brócolos cortados fininhos, queijo cheddar, ovos, natas, molho harissa (ou outro molho picante de que goste) e cebolinho. Para temperar, só precisa de misturar sumo de limão espremido no momento, mostarda de Dijon, azeite, flor de sal e pimenta preta para fazer um vinagrete. As quantidades certas de cada ingrediente estão aqui.

55b17c8e-cc2c-4272-8f99-ca1c418e81aa--2018-0328_farro-salad-frittata_3x2_ty-mecham_022.jpg

 

Outra das grandes vantagens dos jantares feitos com restos é que uma boa parte do trabalho já está pronto. No meu caso, já tenho a quinoa cozida, por isso só preciso de misturar bem todos os ingredientes do vinagrete até ficar bem ligado. Depois, é espalhar os brócolos num tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e temprerar com uma colher de sopa do molho vinagrete. Leve ao forno, no modo de grelha, durante três a cinco minutos e retire quando começarem a ficar tostados.

Junte a quinoa aos brócolos, tempere com mais duas colheres de sopa do molho e misture com o queijo ralado. Numa taça à parte, bata os ovos com as natas, flor de sal e o molho picante (se gostar). Envolva a mistura dos brócolos nos ovos e já está. Para cozinhar, aqueça um fio de azeite numa frigideira que possa ir ao forno e deite os ovos lá para dentro. Mexa durante dois ou três minutos. Deite mais um pouco de molho harrissa por cima e deixe os ovos cozinharem sem mexer durante 30 segundos. 

Para finalizar, leve a frigideira ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 10 a 15 minutos até dourar ligeiramente o topo, mantendo o interior molhado. Sirva com mais um pouco do molho vinagrete e cebolinho picado por cima.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que os restos estejam,

Ele

 

receita e foto: food52