como dar um jantar como a rainha de inglaterra (ou as regras de etiqueta que meghan markle terá de seguir)

    Sexta-feira é dia de festa. E, em semana de casamento real em Inglaterra, nada como dar um jantar digno da Rainha. Apesar de ter tido um casamento descontraído, com um almoço servido em taças e uma festa com escorregas de vodka, é bom que Meghan Markle se comece a habituar a todas as regras de etiqueta, porque em cada banquete de Estado há nove talheres na mesa, seis copos e uns exactos e milimetricamente medidos 47 centímetros disponíveis para cada um dos convidados – sem excepções.

    skynews-harry-meghan-camilla_4317579.jpg

    Só para pôr a mesa, os empregados do Palácio de Buckingham demoram três dias. As cadeiras, têm de estar a uns exactos 68,5 centímetros da mesa (27 polegadas) e, na véspera do banquete, a própria Rainha faz questão de ir inspeccionar a sala pessoalmente para se certificar de que está tudo bem.

    No final, todos os pratos, copos e talheres são lavados à mão com detergente Fairy. E as 8 mil peças cuidadosamente limpas por uma equipa de oito pessoas ao longo de três semanas, antes de serem novamente guardadas.

    Os detalhes foram todos revelados há uns anos, quando o Palácio de Buckingham inaugurou uma exposição onde mostrava a gigantesca mesa posta para 170 pessoas sentadas no salão de baile. Mas o melhor é começar a tomar notas.

     

    article-1390540-0C3F936000000578-428_964x546.jpg

    Os copos

    Nos 47 centímetros de espaço que lhe estarão reservados, Meghan encontrará seis copos criteriosamente posicionados a uma distância medida com fita métrica, da esquerda para a direita: um copo para a água, um copo para o vinho tinto e um copo para o vinho branco. Mais atrás encontrará uma taça para o champanhe e um copo para o sherry, o Vinho do Porto ou o Vinho da Madeira. O brinde será feito com um novo copo de champanhe apenas usado para o efeito (nada de usar a taça de champanhe que deverá ser utilizada apenas com a sobremesa).

    Se estivesse, por exemplo, em Downton Abbey, ia ver que as regras eram ligeiramente diferentes. Mas Rainha é Rainha!

    16195710_1277848615631362_5868335953710533033_n.jpg

    Os talheres

    Se acha que seis copos é muito, então espere pelos talheres. Ao longo da refeição, são usados nove talheres diferentes: uma faca para a manteiga, um garfo e uma faca para a entrada e um garfo e uma faca para o prato principal. No topo do prato principal, encontrará um garfo e uma colher para a sobremesa. No final, virão mais um garfo e uma faca para a fruta ou, em alternativa, para o queijo.

    queen-table.jpg

    Os pratos

    Aqui pode estar mais tranquilo porque normalmente vão sendo colocados ao longo da refeição. Quando se sentar, vai encontrar um marcador, onde serão colocados os pratos, e à sua esquerda um pequeno prato para o pão, com a respectiva faca da manteiga em cima. À frente, uma pequena taça com manteiga. Ao longo da refeição, serão servidos uma entrada, um prato de carne ou de caça, uma sobremesa e uma fruta. Não há cá sopas nem pratos de peixe (se bem que a entrada é normalmente com peixe).

    Se vir mal ao perto, não tem que se preocupar. À frente de cada prato, há um pequeno e discreto candeeiro que servirá para ajudar os convidados a verem bem a sua comida.

    479b44a63ce19418173d5d2947327521.jpg

    As bebidas

    Em relação a isto, Meghan – que diz não dispensar um bom copo de vinho – não vai ficar mal servida. As caves do Palácio de Buckingham têm cerca de 25 mil garrafas de vinho, por isso álcool não vai faltar. A mais antiga de todas é uma garrafa de sherry de 1660. Infelizmente, já está passada e nunca será aberta. A garrafa mais antiga ainda em condições de ser bebida é uma garrafa de Vinho da Madeira, de 1815.

    117eb6996812f925dc47a2cc41a6374d.jpg

    Os guardanapos

    Não precisa de ficar ansiosa sem saber se deve pegar no guardanapo à sua esquerda ou à sua direita. Nos banquetes de Estado, os guardanapos são sempre colocados ao centro, entre os talheres. E sempre dobrados da mesma maneira, no estilo Dutch Bonnet, por uma única pessoa. É esse empregado que tem a responsabilidade de dobrar os 170 guardanapos de linho exactamente da mesma forma, deixando o monograma da Rainha precisamente na mesma posição para todos os convidados. Quando se sentar, desdobre o guardanapo e coloque-o ao seu colo. No final da refeição, nada de o voltar a dobrar da mesma forma.

    1499896373_149490_1499932139_noticia_fotograma.jpg

    As outras regras

    Os banquetes de Estado são servidos à mesa por uma equipa de 76 empregados e mordomos. E quando digo servidos à mesa, é a comida trazida para a mesa: o acto de servir deve ser feito pelo próprio convidado. Se vir alguém aproximar-se de si pela direita, não se mexa – não é para si. Os empregados aproximam-se sempre pela esquerda com as travessas na mão. Os convidados servem-se. No final, os pratos são levantados pela direita.

    As conversas também têm uma regra. A Rainha começa sempre por fazer conversa com a pessoa que está à sua direita, o convidado de honra. Depois do primeiro prato, então conversa com a pessoa à sua esquerda. Todas as senhoras sentadas à mesa, devem seguir a mesma regra: primeiro conversar com quem está à sua direita e, só depois do primeiro prato, conversar com quem está à sua esquerda.

    A Rainha é sempre a primeira a ser servida e, enquanto ela não começar, os convidados não devem sequer tocar nos talheres. A partir do momento em qua a anfitriã dá a primeira garfada, o melhor é Meghan despachar-se. Manda a etiqueta real que ninguém continue a comer depois de a Rainha ter acabado. Por isso, quando Isabel II pousar os talheres, toca a pousar os seus também. E olhe que a Rainha não é de grandes comezainas, por isso o melhor é comer depressa.

    A ex-primeira dama norte-americana Barbara Bush viu uma vez o prato do ex-primeiro-ministro James Callaghan ser retirado da mesa praticamente intacto. Isto porque Callaghan foi dos últimos a ser servido e, quando começou a comer, já a Rainha estava a acabar.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que a Rainha esteja,

    Ele

     

    fotos: d.r.

    Um comentário em “como dar um jantar como a rainha de inglaterra (ou as regras de etiqueta que meghan markle terá de seguir)

    1. Gostei do fairy!
      Já vos sigo, acho que desde que existem.
      Bons momentos para “gargalhar, onde quer que eu esteja!.
      Já me salvaram muitas vezes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *