Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como fazer as coxas de frango mais estaladiças do planeta

Grelhar no churrasco? Não. Assar no forno? Nope. Fritar ao estilo Kentuky Fried Chicken? Não, senhor. Nada disso. Esqueça todas as maneiras de cozinhar frango ensinadas pelo saudoso Chefe Silva. O fabuloso site Food52 encontrou a forma mais fácil, mais deliciosa e mais estaladiça de fazer coxas de frango. E, quando estamos perante uma afirmação desta envergadura, resta-nos pegar num bloco de notas e começar a tirar apontamentos. Neste caso, não se preocupe com a despesa do papel: só vai precisar de cinco míseras linhas de texto – uma para cada ingrediente (e até estou aqui a incluir o sal e a pimenta...).

Esta forma hiper-simples de fazer o frango estaladiço foi inventada pelo famosíssimo chef americano Paul Bertolli, autor do livro Cooking By Hand, e foi aperfeiçoada pelo site The Canal House, que descobriu que bastava acrescentar casca de limão de conserva picada para transformar o seu frango num autêntico George Clooney da culinária mundial. 

O segredo é fazer as coxas numa frigideira com a pele sempre virada para baixo para queimar toda a gordura e deixar apenas uma fina folha de pele desidratada e estaladiça. Tudo o que vai precisar é de coxas de frango (pode fazer com qualquer parte, mas a coxa é suculenta e plana por isso ficará mais estaladiça), uma colher de sopa de azeite, casca de meio limão de conserva picada fininha, flor de sal e pimenta moída no momento. Para ver as quantidades certas de cada ingrediente para quatro pessoas, veja a receita original aqui.

9aa209a9-6725-451e-b1ea-8e58629c928e--17192654158_

 

Agora só precisa de colocar a colher de azeite numa frigideira em lume médio. Tempere as coxas com flor de sal e pimenta e ponha-as na frigideira com a pele para baixo. Deixe-as cozinhar, sem as mexer durante 15 a 30 minutos, até a gordura sair toda e a pele ficar com aquela cor dourada-escura e bem estaladiça – é a técnica a que Bertolli chamou cozinhar a galinha com o rabo para cima. Se, por acaso, a pele começar a queimar antes de ficar toda ela tostada, baixe um bocadinho o lume.

Reduza o lume para médio-brando, misture a casca de limão picada no molho da frigideira e vire as coxas ao contrário (pele para cima) até cozinhar bem a carne que está junto ao osso (mais cerca de 15 minutos). 

Finalmente, sirva as coxas com o molho de limão e uns quartos de limão a acompanhar.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o frango esteja,

Ele

 

receita: the canal house; foto: james ransom/food52

 

4 comentários

Comentar post