Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como fazer as panquecas mais leves e fofinhas do mundo

Primeira pergunta que deve fazer: mas este bem-intencionado já provou todas as panquecas do mundo para estar com frases definitivas destas? Hmmm... deixe-me cá fazer umas contas... consultar umas notas... na verdade... não. Não provei. Confesso. Admito o ligeiríssimo exagero. Mas tenho um argumento a meu favor. Chama-se The Kitchn e é um dos meus sites preferidos de comida. E, quando o The Kitchn diz, eu redigo. Especialmente numa altura destas: férias, verão, crianças em casa, panquecas na mesa. É uma combinação perfeita. E irresistível. 

Por isso, vamos à fórmula secreta. A técnica foi publicada, pela primeira vez, em 2010. E desde então tornou-se um sucesso tão grande que foi integrada no livro de culinária do site. O segredo é separar a gema das claras e só juntar estas no fim, quando tudo estiver pronto. Sem estarem batidas nem nada. Só misturadas. Resultado: as panquecas ficam mais macias e leves. Sem aquela textura farinhenta e seca. Mas, se quiser seguir a receita completa, vamos a isso.

2015-08-17-Pancakes-25.jpg

 

Ingredientes

Para 18 a 24 panquecas

  • 10 colheres de sopa de manteiga sem sal (mais um pouco para colocar na frigideira quando fritar)
  • 2 ovos grandes
  • 2,5 chávenas de farinha
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1,5 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 chávenas de leitelho
  • 1/2 chávena de leite

 

Comece por derreter a manteiga no microondas. Depois deixe-a arrefecer um pouco até ficar só morna. Separe as claras das gemas (tem aqui uma técnica rápida e imbatível para fazer isso) e bata as gemas à mão com o leite e o leitelho. Junte a manteiga derretida e bata mais um bocadinho. Agora chegou o momento de fazer a tal levíssima e fofíssima massa das panquecas. Junte numa taça grande a farinha, o açúcar, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio e depois deite a mistura do leite por cima. Misture delicadamente até não ver nem uma réstia de farinha. E só no final é que junta as claras – sem estarem batidas. Misture mais uma vez com uma colher até elas desaparecerem na massa.

Segunda metade do segredo: deixe a massa assentar durante cinco minutos a uma hora. Isto vai permitir que a massa fique densa mas levemente espumosa.

Agora, é a parte que já conhece. Coloque um pouco de manteiga numa frigideira e deite 1/4 de chávena de massa para o centro da frigideira – o objectivo é fazer panquecas com cerca de 8 cm. Quando começar a ver bolhas na panqueca, é altura de virar. À medida que vai tirando cada panqueca da frigideira coloque-a na grelha do forno pré-aquecido a 100º C. Assim consegue manter as panquecas sempre quentes.

 

Uma panqueca fofinha para si onde quer que esteja,

Ele

 

Outras receitas de panquecas

 

receita e foto: the kitchn

8 comentários

Comentar post