como fazer as panquecas mais leves e fofinhas do mundo

    Primeira pergunta que deve fazer: mas este bem-intencionado já provou todas as panquecas do mundo para estar com frases definitivas destas? Hmmm… deixe-me cá fazer umas contas… consultar umas notas… na verdade… não. Não provei. Confesso. Admito o ligeiríssimo exagero. Mas tenho um argumento a meu favor. Chama-se The Kitchn e é um dos meus sites preferidos de comida. E, quando o The Kitchn diz, eu redigo. Especialmente numa altura destas: férias, verão, crianças em casa, panquecas na mesa. É uma combinação perfeita. E irresistível. 

    Por isso, vamos à fórmula secreta. A técnica foi publicada, pela primeira vez, em 2010. E desde então tornou-se um sucesso tão grande que foi integrada no livro de culinária do site. O segredo é separar a gema das claras e só juntar estas no fim, quando tudo estiver pronto. Sem estarem batidas nem nada. Só misturadas. Resultado: as panquecas ficam mais macias e leves. Sem aquela textura farinhenta e seca. Mas, se quiser seguir a receita completa, vamos a isso.

    5b9ada010f82bff4a0ff605f5960f9b0.jpeg

     

    Ingredientes

    Para 18 a 24 panquecas

    • 10 colheres de sopa de manteiga sem sal (mais um pouco para colocar na frigideira quando fritar)
    • 2 ovos grandes
    • 2,5 chávenas de farinha
    • 2 colheres de sopa de açúcar
    • 1,5 colheres de chá de sal
    • 1 colher de chá de fermento em pó
    • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
    • 2 chávenas de leitelho
    • 1/2 chávena de leite

     

    Comece por derreter a manteiga no microondas. Depois deixe-a arrefecer um pouco até ficar só morna. Separe as claras das gemas (tem aqui uma técnica rápida e imbatível para fazer isso) e bata as gemas à mão com o leite e o leitelho. Junte a manteiga derretida e bata mais um bocadinho. Agora chegou o momento de fazer a tal levíssima e fofíssima massa das panquecas. Junte numa taça grande a farinha, o açúcar, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio e depois deite a mistura do leite por cima. Misture delicadamente até não ver nem uma réstia de farinha. E só no final é que junta as claras – sem estarem batidas. Misture mais uma vez com uma colher até elas desaparecerem na massa.

    Segunda metade do segredo: deixe a massa assentar durante cinco minutos a uma hora. Isto vai permitir que a massa fique densa mas levemente espumosa.

    Agora, é a parte que já conhece. Coloque um pouco de manteiga numa frigideira e deite 1/4 de chávena de massa para o centro da frigideira – o objectivo é fazer panquecas com cerca de 8 cm. Quando começar a ver bolhas na panqueca, é altura de virar. À medida que vai tirando cada panqueca da frigideira coloque-a na grelha do forno pré-aquecido a 100º C. Assim consegue manter as panquecas sempre quentes.

     

    Uma panqueca fofinha para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    Outras receitas de panquecas

     

    receita e foto: the kitchn

    18 comentários em “como fazer as panquecas mais leves e fofinhas do mundo

    1. Adoro panquecas mas essa receita parece-me muito complicada e demasiado elaborada para uma coisa que se quer simples. Acredito que fiquem de facto melhores (um dia experimento!) mas estou tão habituada a ‘fazer a olho’ e com poucos ingredientes – açúcar, ovos, farinha, leite e uma pitadinha de sal-, que mais do que isso cansa-me

      Agora o que eu gostava meeeesmo era de saber uma forma de as fazer maiorzinhas e virar sem fazer borrada!

    2. Olá Rita,
      Desculpe só responder agora mas não imagina a quantidade de comentários que temos para responder! Infelizmente, muitas vezes, não conseguimos responder em tempo útil.
      Francamente, nunca experimentámos sem leitelho… se experimentar, depois conte-nos como correu!
      Um beijinho,
      Ela

      1. hoje vim procurar esta receita porque faço-a desde 2015 e já é “a olho” mas quando me pedem a receita não sei indicar quantidades. Como os pedidos já foram muitos e estou a ser acusada de não querer partilhar, hoje tive a paciência de vir aqui procurar para começar o ano com uma boa ação 🙂
        Respondendo a algumas questões que por aqui vi: em vez de leitelho normalmente coloco 1 iogurte natural , quando não tenho vai sem iogurte e tb já fiz sem ovos e sem … leite 😛 . Sem leite é que fica muito diferente mas de resto é ajustar os outros ingredientes. já fiz com farinha de aveia e não ficam tão fofas mas com farinha de espelta ou fécula de batata ficam ok

    3. Que pena…estava copiando a receita mas quando me deparei com 14 horas ao forno desisti…aqui(Espanha)é muito alto o custo da energia elétrica.Não tem outro modo de preparar?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *