como fazer o bolo de chocolate mais cremoso do mundo

    Hoje só podia aparecer aqui com uma receita destas. Menos de 24 horas depois de termos ganho o prémio de Melhor Blog do Ano, na categoria de culinária, pela segunda vez consecutiva, e pouco mais de 24 horas antes de lançarmos o nosso segundo livro, estamos num estado de excitação em que parecemos o José Castelo Branco à frente de um casaco de plumas.

    Hoje não há cá dietas ou hesitações. Hoje é dia de festa. E em dias de festa quem é que quer ouvir a palavra “light”? Eu não, seguramente! Se quiser falar hoje comigo, pode usar palavras como “bolo”, “chocolate”, “cremoso”, “derretido”, “doce” e afins. E foi de todo esse contagiante vocabulário que me lembrei quando olhei para esta fabulosa receita do fantástico blog Sally’s Baking Addiction. Trata-se de uns fantásticos mini-bolos de chocolate com o interior derretido. Mal espeta a faca na superfície, o interior espalha-se pelo prato como se fosse um incrível vulcão de chocolate.

    Parece-me a melhor receita para fazermos todos esta noite e comemorarmos com os nossos queridos leitores este fantástico prémio. Para fazer esta maravilha só vai precisar de chocolate semi-amargo, manteiga sem sal, farinha, açúcar de confeiteiro, sal e ovos. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    chocolate-molten-lava-cakes-600x900.jpg

     

    Não hesite um segundo antes de começar a fazer esta receita. Não pense em calorias nem sequer olhe para a balança. Avance em frente e em força. Um dia não são dias. Pegue no chocolate e corte-o em pedaços. Coloque a manteiga dentro de uma taça, com o chocolate por cima, e leve a derreter no microondas por períodos de dez segundos, mexendo a cada intervalo.

    Quando o chocolate estiver derretido, deixe-o arrefecer ligeiramente enquanto bate dois ovos juntamente com duas gemas extra. Misture a farinha com o açúcar de confeiteiro e o sal e depois envolva-os bem com o chocolate derretido e os ovos, recorrendo a uma espátula. Tem de ficar com uma massa de chocolate homogénea, sem grumos nem restos brancos de farinha.

    Unte quatro a seis ramequins (dependendo do tamanho dos mesmos) com spray de cozinha e cubra o interior com cacau em pó. Divida a massa de chocolate pelos ramequins e leve-os ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante 12 a 14 minutos, até os lados parecerem firmes e os topos ainda ligeiramente moles.

    Deixe os bolos arrefecerem durante um minuto e vire-os para um prato – é suposto que saiam facilmente por causa da cobertura de cacau no interior. Tenha cuidado a retirar os bolos dos ramequins, não se esqueça que o interior vai estar líquido, como se fosse um vulcão de lava de chocolate.

    Sirva com uma bola de gelado por cima e brinde a este prémio – mais do que nosso, ele é seu!

     

    Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer esteja,

    Ele

     

    receita e foto: sally’s baking addiction

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *