como fazer o mais delicioso molho para os seus camarões al ajillo

    É um dos nossos pratos preferidos para o Verão. Não há nada melhor do que juntar uns amigos à volta de uma travessa de camarões al ajillo, com um molho delicioso, e um pão alentejano estaladiço para ir molhando lá dentro. Então se forem acompanhados por uma fantástica sangria, melhor ainda.

    Mas antes de tudo o resto, o mais importante nuns camarões al ajillo é o molho. Tem de ser saboroso mas não enjoativo. Tem de levar manteiga, mas não se tornar gorduroso. Tem de ter aquele equilíbrio perfeito que o torne viciante e irresistível para não sobrar nem uma gota na travessa.

    E esta fabulosa receita do fantástico site Foodie Crush tem isso tudo graças à deliciosa combinação de caldo com manteiga e limão. Para fazer esta maravilha, só vai precisar de camarão grande com casca, azeite extra virgem, alho esmagado, sal, piripíri, manteiga, sumo de limão espremido no momento, caldo de galinha (se não tiver, pode usar vinho branco) e salsa fresca picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    591cd3f89611a7890ddaa2d47eff5336.jpg

     

    O primeiro passo é descascar e retirar a tripa dos camarões. Passe os camarões por água e depois seque-os bem. Coloque-os dentro de uma taça com duas colheres de sopa de azeite, flor de sal, piripíri e metade do alho esmagado. Mexa e deixe o camarão absorver os temperos durante cerca de 20 minutos.

    Aqueça um fio de azeite numa frigideira e salteie os camarões com todos os temperos durante cerca de um minuto. Vire e salteie mais um minuto do outro lado. Mal começarem a ficar dourados, retire os camarões para uma taça.

    Derreta três colheres de sopa de manteiga na frigideira onde cozinhou os camarões, acrescentando o resto do alho esmagado. Mal o alho começar a libertar o aroma, adicione o caldo de galinha (ou o vinho branco) e o sumo de limão. Deixe apurar durante cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando. 

    Volte a colocar na frigideira os camarões e todos os sucos que libertaram, adicione mais uma colher de sopa de manteiga e uma pitada de flor de sal. Espalhe a salsa picada por cima e aqueça mais uns segundos. Sirva logo com um bom pão alentejano a acompanhar.

     

    Um óptimo camarão para si onde quer que o alho esteja,

    Ele

     

    receita e foto: foodie crush

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *