Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como fazer o prato preferido de leonardo dicaprio (e de todos os outros nomeados aos óscares)

Prepare-se que isto não vai ser fácil de engolir – estou evidentemente a falar do que vou dizer, não da receita que vou dar. Está preparado? Então, aqui vai: no meio de todos os quilos de caviar, lagosta e até de ouro comestível, o prato preferido das estrelas de Hollywood no jantar a seguir à entrega dos Óscares é uma empada de galinha. Eu sei, não é fácil de aceitar, pois não? Mas é a mais pura das verdades.

Quem o garante é o próprio chef encarregue, há mais de 20 anos, de fazer o jantar no Baile do Governador. A empada já foi elogiada por Oprah Winfrey, Adele, John Travolta, Barbara Streisand e, claro, Leonardo DiCaprio, o grande vencedor da noite de ontem. Wolfgang Puck diz que mesmo os vegetarianos não resistem à empada de galinha. É claro que o chef coloca umas trufas pretas laminadas por cima, mas cá em casa acho que vou arriscar a receita no modo mais simples, tal como o fantástico BuzzFeed aqui sugere.

enhanced-24407-1456436779-2.jpg

 

Ingredientes

  • 900 g de frango cozinhado e desfiado, sem ossos nem pele
  • Sal 
  • Pimenta preta moída no momento
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 4 colheres de sopa de farinha
  • 250 g de batatas cortadas em cubos de 1 centímetro
  • 250 g de cenouras descascadas e cortadas em cubos de 1 centímetro
  • 1 cebola média cortada em cubinhos
  • 2 dentes de alho picados
  • Uma pitada de pimenta caiena (opcional)
  • 50 cl de caldo de galinha
  • 1 a 2 colheres de sopa de natas gordas
  • 75 g de ervilhas congeladas
  • 200 g de massa folhada de pacote, descongelada
  • 1 ovo grande 

 

Comece por derreter a manteiga numa panela. Depois, acrescente a farinha e bata bem para não deixar criar bolinhas. Assim que a farinha estiver bem misturada, adicione o caldo de galinha e deixe cozinhar, em lume médio, durante cinco a dez minutos, mexendo continuamente. O molho estará pronto quando passar no teste da colher. É muito simples: encoste as costas de uma colher ao molho e passe o dedo pela colher – se se formar um caminho que fique aberto pelo sítio onde passou o dedo, é porque está bom; se o molho estiver tão líquido que volta a escorrer para o local onde o dedo passou, é porque precisa de engrossar mais.

Assim que atingir a consistência certa, tempere com sal, pimenta e caiena (se usar) e depois junte as natas, mexendo bem. Coloque o frango, as batatas, as cenouras, as ervilhas, a cebola e o alho e deixe cozinhar durante dois ou três minutos. Passe tudo para uma taça e deixe arrefecer no frigorífico durante cerca de uma hora.

governors-ball-2016.jpg

Agora só tem de tratar da massa. Tenda a massa em cima de um pouco de farinha no balcão da cozinha, mas não a estique demais. Corte em círculos com cerca de 2,5 centímetros a mais do que os ramequins onde vai levar a empada ao forno. Ponha o recheio dentro dos ramequins. Depois, bata um ovo e uma colher de sopa de água com um garfo numa taça e pincele as bordas e a parte de cima exterior dos ramequins para colar a massa. Tape-os com a massa que cortou (não se esqueça que esta tem de cair para os lados) e pincele o topo da massa com o ovo. 

Se usar a trufa, só tem de a laminar para dentro do recheio antes de tapar o ramequim. Se não usar, tape-o e leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante 25 a 35 minutos, até a massa ficar dourada, quase tostada. Depois, é fazer um buraco na massa e comer com uma colher de sopa. Se tiver dúvidas, veja o vídeo da receita aqui.

Como diz o chef austríaco, há coisas que nunca passam de moda.

 

Uma óptima empada de galinha para si onde quer que o Leonardo DiCaprio esteja,

Ele

 

receita: wolfgang puck; foto: buzzfeed

 

1 comentário

Comentar post