Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como fazer uma massa saudável para biscoitos (sem farinha nem glúten nem açúcar, claro)

Há uma pergunta que eu tenho andado para lhe fazer há muito tempo. É uma pergunta relativamente íntima, mas agora enchi-me de coragem e vou mesmo fazê-la. 

Posso?

Obrigado.

Por alma de quem é que costuma fazer biscoitos com massa de biscoitos? Eu sei que a resposta pode parecer evidente (nem que seja pela repetição da palavra "biscoitos"), mas não é. Especialmente, desde que esbarrei com esta magnífica receita do blog Ambitious Kitchen: uma massa de biscoitos feita de manteiga de amêndoas e cajus. E qual é a grande vantagem desta receita? 190. Não são 190 vantagens, é só uma mesmo, feita de 190 calorias. Cada dose desta massa só tem 190 calorias, 15 gramas de gordura e 2 gramas de açúcar. Em compensação, tem quase 6 gramas de proteínas. Não vale a pena explicar porque é que esta receita é infinitamente mais saudável do que uma massa normal, pois não? E ainda a pode comer crua à colherada, acrescentar a smoothies e a iogurtes ou servir por cima de fruta fresca.

IMG_5979-Edit.jpg

 

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de cajus e amêndoas cruas, óleo de coco, extracto de baunilha, açúcar de coco, sal marinho e pepitas de chocolate. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

Comece por assar os frutos secos num tabuleiro, por cima de uma folha de papel vegetal, durante cerca de 10 minutos, até ficarem ligeiramente dourados (cuidado para não deixar queimar). Coloque-os num triturador, ou na Bimby, e pique tudo muito bem até ficar com uma massa consistente. A cada dois minutos, convém ir parando e rapando o que se vai agarrando às paredes do copo. Se usar um triturador mais fraco, vai demorar mais tempo; se utilizar a Bimby será bastante mais rápido.

Quando as amêndoas e os cajus estiverem transformados numa massa muito densa, acrescente uma ou duas colheres de chá de óleo de coco para a tornar mais suave e cremosa. Bata mais um pouco até atingir a consistência ideal e junte o açúcar de coco e o extracto de baunilha. Bata mais 30 segundos. Deixe arrefecer, acrescente as pepitas de chocolate (se acrescentar com a massa quente, o chocolate vai derreter) e ligue mais uma ou duas vezes só para juntar tudo. Guarde num frasco à temperatura ambiente durante uma semana ou no frigorífico se quiser ficar com a massa mais tempo.

 

Uns óptimos biscoitos para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: ambitious kitchen

2 comentários

Comentar post