Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

conheça o mundo através das sandwiches típicas de cada país (francesinha e tudo)

Sabe como é que nasceram as sandwiches? Não, não estou a falar das sandes de courato. Nem das mais requintadas sanduíches de rosbife. Estou a falar das sandwiches com "w", à inglesa snobish, como só o Carson saberia pronunciar. 

Não sabe como é que nasceram?

Nós também não. Na verdade, ninguém sabe ao certo. Mas a lenda é maravilhosa. Por isso, para mim já virou verdade absoluta. Conta-se que um dia, durante um jogo de cartas, John Montagu, 4º Conde de Sandwich, pediu ao seu valet para lhe trazer um pouco de carne fria entre duas fatias de pão. E porque será que o lorde inglês se terá lembrado de comer a carne assim? Em primeiro lugar, porque era viciado em cartas e não queria interromper o jogo para comer com um garfo. Em segundo lugar, porque era um aristocrata e não queria sujar as cartas com a gordura da carne – por isso pediu duas fatias de pão para segurar o bife.

Ultrapassado este pequeno momento Canal História, vamos ao que interessa: uma sandwich é igual em qualquer país do Mundo? É claro que não, meu caro Watson. E é por isso que está aqui o seu querido Casal Mistério para o levar nesta deliciosa viagem pelas sandwiches típicas de 15 países do Mundo. A ideia original é do inestimável Buzzfeed.

Pegue nas cartas, a degustação vai começar.

 

Cuba

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.57.28.png

O nome medianoche dá-lhe alguma pista? Exactamente, esta sandwich foi feita para ser devorada depois de uma noite de copos. Pegue em duas fatias de pão doce cubano e coloque lá dentro carne de porco assada, fiambre, queijo, mostarda e pickles. Leve a tostar e fica à prova de qualquer ressaca.

 

Vietname

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.55.53.png

Chama-se bánh mì e é uma mistura de carne de porco, vegetais, coentros e pimentos jalapeños. Tudo isto entre duas fatias de baguete.

 

Japão

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.56.27.png

Duas moles fatias de pão de forma torradas – que é o mesmo que dizer pão Bimbo – com mostarda numa e maionese na outra. Coloque carne de porco panada no meio e tem uma óptima katsu-sando, o que traduzindo dá uma japa-sande.

 

Austrália

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.57.06.png

Ora aqui está um país que simplifica as coisas: molho Vegemite, queijo e já está. Convenhamos que podia ser mais caprichado...

 

Chile

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.57.40.png

É capaz de ser ligeiramente exagerada, mas olhe que engana. No fundo, o chacarero cresce por causa da montanha de feijão verde em cima da carne de vaca ou de peru. Leva ainda queijo e um pimento picante.

 

China

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.58.03.png

É claro que uma sandwich chinesa não podia ser feita de carne de vaca ou de porco. Tinha de ser diferente, não é? Neste caso, temos sorte: a carne não é de cão nem de gato. É de burro. Na verdade, é um hambúrguer de burro.

 

Portugal

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.58.22.png

Não vale a pena grandes tratados sobre a nossa francesinha, pois não? O Buzzfeed resume-a assim: "A francesinha é uma saborosa e suculenta sandwich", com fiambre ou salsicha, um molho à base de cerveja e whisky e queijo e um ovo por cima. "Vai ficar cheio durante dias, mas não vai ficar arrependido".

 

Dinamarca

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.58.41.png

O nome é ligeiramente impronunciável para um ignorante em dinamarquês como eu: smørrebrød. A única obrigatoriedade é o pão de centeio e só uma fatia. O resto varia, mas o mais comum é peixe, vegetais e paté.

 

Polónia

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.59.16.png

Mais uma sandwich aberta. Mas esta é feita com baguette. Normalmente leva cogumelos salteados, cebola e queijo. Vai ao forno e, depois de arrefecida, coloca-se ketchup. Apresento-lhe a zapiekanka.

 

Finlândia

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.59.30.png

Mais uma sandwich europeia, mais um nome indecifrável. A porilainen é servida em pão de forma branco e leva salsichas de porco, cebola, pickles picados, e mostarda, ketchup ou maionese.

 

Argentina

Captura de ecrã 2015-02-19, às 17.59.45.png

Chama-se choripán e é uma mistura de salsicha picante com molho chimichurri. Salva-se o ovo estrelado por cima para quem não gosta de ficar com a língua em chagas.

 

Espanha

Captura de ecrã 2015-02-19, às 18.00.02.png

O mais importante no bocadillo é o pão: a típica baguette espanhola. Depois, lá dentro pode levar quase tudo: desde ovo a carne, qualquer coisa serve.

 

Malásia

Captura de ecrã 2015-02-19, às 18.00.16.png

O roti john é uma omelete de carne e vegetais coberta de maionese e ketchup e espalmada entre uma baguette. A especialidade também é típica do Brunei e de Singapura.

 

Macau

Captura de ecrã 2015-02-19, às 18.01.02.png

De onde é que poderia vir esta sandwich feita com carcaça senão de uma ex-colónia portuguesa? No meio só leva a típica carne de porco asiática marinada. A especialidade tornou-se famosa quando Anthony Bourdain lhe fez referência em 2011.

 

Itália

Captura de ecrã 2015-02-19, às 18.01.17.png

O famoso panino tem de ter um pão fininho, tostado e estaladiço por fora e um queijo derretido por dentro. Normalmente leva também tomate, manjericão ou peru.

 

Uma boa sandoca para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: buzzfeed

 

1 comentário

Comentar post