Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

creme de limão com açúcar em pó: uma sobremesa especial para celebrar o dia da mulher

Tenho uma pergunta para todos os homens por esse mundo fora. Confessem lá a este vosso Tio Mistério, não sentem que as vossas mulheres têm uma paciência de santa para os aturar? A mim custa-me admitir isto publicamente, mas por vezes, no escurinho do cinema, dou por mim a imaginar que, se eu fosse Ela, se calhar não tinha pachorra para me aturar a mim próprio. Eu sei que é um raciocínio um pouco complexo mas, sendo eu, gosto muito de mim, já se fosse Ela...

Foi na sequência desta auto-sessão de psicanálise estilo Carlos Amaral Dias que decidi preparar uma sobremesa especial para homenagear a minha querida Mulher Mistério neste dia feriado para o sempre presente grupo Femen. E, tal como prometi ontem, aqui está: é uma receita de creme de limão de um blog de uma mulher, claro está: o fantástico Seasons & Suppers.

lemon-pudding-cake24.jpg

 

Ingredientes 

  • 28 gramas de manteiga
  • 225 gramas de açúcar branco
  • 3 ovos grandes
  • 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 25 gramas de farinha
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 250 ml de leite
  • 158 ml de sumo de limão espremido
  • 2 colheres de sopa de açúcar em pó

 

Comece por untar uma forma ou 4 a 6 ramequins individuais. Coloque de parte 2 colheres de sopa do açúcar e deite o resto para uma taça juntamente com a manteiga. Bata bem com uma batedeira até se formar uma mistura granulada. Acrescente as gemas dos ovos uma a uma: de cada vez que colocar uma gema, bata bem. Ponha depois as raspas de limão e bata, a farinha e o sal bata novamente, e, por fim, o leite e o sumo de limão antes de bater uma última vez.

Bata depois as claras em castelo mas, pouco antes de estarem prontas, acrescente as duas colheres de sopa de açúcar que colocou de parte e volte a bater. Quando as claras estiverem bem firmes, junte-as devagarinho à mistura que fez com os ovos. Vá colocando-as e envolvendo-as muito lentamente com uma espátula: se as misturar, vai retirar o oxigénio que entrou ao batê-las em castelo.

Deite tudo para os ramequins e coloque-os dentro de uma panela alta, com água a ferver até meio, para cozinhar em banho maria. Ponha a panela no forno pré-aquecido a 175º C e deixe cozinhar, na prateleira do meio do forno, durante 30 minutos (se usar ramequins individuais) a 45 minutos (se for só uma forma).

Retire os cremes quando estiverem dourados por cima (cuidado para não os deixar ficar acastanhados) e deixe-os arrefecer durante dez minutos. Sirva com um pouco de açúcar em pó no topo e brinde à sua mulher que ela merece. É isso que vamos fazer hoje cá em casa.

 

Um bom dia para a minha querida Mulher Mistério onde quer que ela esteja,

Ele

 

receita e fotos: seasons&suppers