deve guardar a manteiga no frigorífico?

    Se fosse a minha querida Mulher Mistério a dar-lhe a resposta, dizia logo: não guarde dentro nem fora? Não guarde manteiga. A sua obsessão pela dieta levou-a a perseguir a manteiga tal como o Lucky Luke persegue os irmãos Dalton.

    No entanto, eu não desisto. Adoro manteiga. Saborosa, salgada, cremosa, especialmente a derreter por cima de uma torrada quentinha e estaladiça, logo de manhã. E gosto de espalhar a manteiga tranquilamente, sem fazer buracos no pão ao tentar barrar aqueles blocos de pedra gelados que saem de dentro do frigorífico. 

    Por isso, tenho de saber: preciso mesmo de guardar a manteiga no frigorífico para ela não se estragar ou posso mantê-la cá fora, macia e cremosa?

    food-3179853_960_720.jpg

     

    A resposta é dada pelo jornal Huffington Post num artigo especial dedicado ao tema (haja quem aborde os assuntos realmente importantes para a Humanidade): a manteiga pode ser guardada fora do frigorífico, sem risco de se estragar, desde que:

    • A sua cozinha se mantenha a uma temperatura abaixo dos 21 ºC
    • Não guarda a manteiga durante mais de duas semanas (e sempre num recipiente fechado e opaco)

    As justificações são claras e confirmadas pela Food and Drug Administration e por um investigador da Universidade da Califórnia: apesar de ser feita à base de natas (que têm sempre de ser conservadas no frigorífico depois de abertas), a manteiga tem cerca de 80 por cento de gordura, o que ajuda à sua conservação. Além disso, contém muito pouca água, o que evita a proliferação de bactérias.

    butter-1957621_960_720 (1).jpg

    O que pode estragar a manteiga é o calor excessivo (por isso é que deve evitar temperaturas acima dos 21 ºC ou que derretam a manteiga de forma a alterar a sua forma) e a exposição ao ar e à luz solar (por isso é que a deve guardar numa manteigueira opaca). Se tiver estes cuidados, a sua manteiga dura tranquilamente duas semanas sem se estragar e sem ficar com aquele sabor rançoso insuportável. Mal vir que a manteiga começa a ficar rançosa, o melhor é deitá-la fora.

    Agora vou ali comer uma torradinha enquanto a minha querida Mulher Mistério não dá por isso.

     

    Uma óptima manteiga para si onde quer que o frigorífico esteja,

    Ele

     

    fotos: pixabay

    9 comentários em “deve guardar a manteiga no frigorífico?

    1. Para avaliar um blog pega-se nos pormenores: “A sua obsessão pela dieta levou-a a perseguir a manteiga tal como o Lucky Luke persegue os irmãos Metralha”.Mas Lucky Luke persegue antes os irmãos Daltons. O que raio quer isto dizer? Logo este blog é uma treta nem vale a pena ver para a frente deste frase.

    2. E então guardar a manteiga num recipiente com água, de modo a ficar toda coberta? Lembro-me de comprar manteiga na leitaria do Sr. Chico, há cerca de 60 anos, e era assim que ele a guardava.
      Eu disse 60 anos??? Puxa…

    3. Lucky Luke persegue os Dalton. Os Metralha são da história Disney. Querem é roubar o Tio Patinhas, mas têm de se haver com este, com o Mickey, com o Coronel Cintra, …

    4. Peço desculpa pelo lapso, mas a idade já não perdoa. Mea culpa pelo imperdoável erro. Enganei-me nos temidos vilões: é claro que eram os irmãos Dalton, não os irmãos Metralha que só queriam saber da caixa-forte do Tio Patinhas.
      Muito obrigado pelos vossos comentários, o lapso já foi corrigido.
      Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *