Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

doce de castanha, o melhor remédio para um dia de outono

Há doces e compotas e depois há o doce de castanha. Já provei uma variedade imensa de doces mas nunca até hoje consegui comer um doce que se equipare ao doce de castanha feito em casa da minha avó. Era pura e simplesmente divinal. E o dia cinzento de hoje fez-me recuar a esses dias de inverno da minha infância. Que saudades daquele doce! Mas como não sou de nostalgias e melancolias, resolvi reunir a nossa equipa de futsal na cozinha e decidimos tentar fazer doce de castanha. Como infelizmente a minha avó nunca partilhou a receita dela com ninguém (desconfio que não era ela que fazia mas ficava com os louros) inspirei-me nesta incrível receita do blog tangerine zest

15083747354_670f14eb2b_b.jpg

 

Vai precisar de castanhas (a sério?), açúcar, açúcar mascavado, água e uma vagem de baunilha. Para saber as quantidades certas para meio quilo de castanhas, espreite aqui a receita original.

Mergulhe as castanhas em água corrente durante cerca de dez minutos. Deite fora as que boiam. Faça um corte na casca de cada uma e coloque-as numa panela com água a ferver durante 20 minutos. Reitre-as da panela e descasque as castanhas sem se queimar. Tire também a pele que costuma estar colada ao coração da castanha, sobretudo na zona das nervuras. Quando estiverem todas totalmente descascadas, coloque-as num tacho com o açúcar, o açúcar mascavado, 125 cl de água e a as sementes de baunilha. Aqueça em lume médio durante 15 minutos. Mexa bem os ingredientes e volte a levar ao lume durante mais 5 minutos até o creme ficar com uma consistência macia e suave. Coloque o doce num fraco esterilizado. Agora é só esperar que arrefeça, de colher na mão!

 

Um resto de um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: tangerine zest

 

 

3 comentários

Comentar post