Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

e agora uma receita fácil e deliciosa: como fazer queijo creme em casa

Hoje acordei cedo de manhã decidido a eliminar as comidas embaladas da minha vida. Depois tomei o pequeno-almoço e olhei para o leite embalado, o chá embalado, o café embalado, a manteiga embalada, o fiambre embalado, o queijo embalado e desisti da ideia. 

E é isso. Queria só partilhar isto convosco.

Adeus e até amanhã.

Não, estou a brincar. Não me vou nada embora. Jamais os deixaria assim, de repente, sem mais nada para dizer. Na verdade, ao ver a mesa de produtos embalados, lembrei-me de uma receita espectacular que é também uma dica fabulosa que tinha visto no óptimo blog A Cozy Kitchen: como fazer queijo creme em casa. Pode parecer difícil, mas é fácil e livra-nos de toneladas de corantes e conservantes. Ora, veja lá...

HomemadeCreamCheese_4.jpg

 

Ingredientes

  • 2 chávenas de natas gordas
  • 2 chávenas de leite gordo do dia
  • 2 colheres de sopa de leitelho (buttermilk)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3 gotas de coalho dissolvido em duas colheres de sopa de água

 

Primeiro tem de tomar uma decisão: quer fazer o leitelho em casa ou quer comprá-lo no Brio ou no El Corte Inglés. Se quiser fazê-lo em casa, é fácil. Junte 100 ml de leite com uma colher de sopa de sumo de limão ou de vinagre. Espere 15 minutos para o ácido talhar o leite e já está. Agite bem o leitelho num frasco antes de o usar.

Numa panela grande, junte o leitelho, as natas, o leite e o sal e leve ao lume a 25º C (tem de estar quente, mas conseguir tocar). Retire a panela do lume, acrescente o coalho diluído e coloque-a no forno pré-aquecido a 30º C durante 14 horas. A panela tem de estar bem enrolada numa toalha de cozinha.

Passadas as 14 horas, prepare um passador com uma peneira para queijo por cima. Se não sabe onde encontrar peneiras de pano, tem aqui. Coloque o queijo que tirou do forno na peneira, enrole-o e deixe drenar sem fazer pressão durante umas quatro a cinco horas. O resultado é um queijo creme suave e macio que eu vou fazer mal tiver um tempinho livre.

 

Uma alimentação mais saudável para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: a cozy kitchen

 

9 comentários

Comentar post