é um bolo? é uma tarte? tem banana? e é vegan? sim, é tudo isso e muito mais!

    O meu querido Marido Mistério já revelou aqui várias vezes que é um bananófilo convicto. Não que ele seja um banana, nada disso, até porque quem impõe respeito cá em casa é Ele. Ele levanta uma sobrancelha e os miúdos ficam todos em sentido, ao melhor estilo da família Von Trapp, quando sou eu a tentar impôr respeito, já não há grito e berro que resulte. Não vale a pena. Já desisti. Mas dizia eu que o meu querido Marido Mistério é um bananófilo porque pura e simplesmente adora esse épico fruto imortalizado por José Cid.

    Por isso, quando descobri esta fantástica receita no blog Imagelicious, lembrei-me de lhe fazer uma surpresa: fui comprar os ingredientes para Ele fazer! Eu sei que podia tentar fazer mas ia ser um crime pôr uma receita destas nas minhas desastradas mãos. O meu querido Marido Mistério não me perdoaria tamanho sacrilégio.

    Mas voltando a esta delícia vegan, nem vai acreditar que não tem nem manteiga nem ovos. Este bolo é suave, macio e tem um sabor a banana e noz irresistível.

    Só precisa de bananas bem maduras, óleo vegetal, água, baunilha, óleo essencial de laranja (encontra no Celeiro), açúcar mascavado, farinha, fermento, nozes picadas e uma banana grande para a cobertura.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Vegan-banana-cake-4.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Espalhe spray de cozinha e farinha numa forma de tarte.

    Numa taça grande, esmague duas bananas até ficarem bem macias.

    Junte o óleo vegetal, a água, a baunilha, o óleo essencial de laranja e misture bem.

    Acrescente o açúcar mascavado e volte a misturar.

    Junte a farinha e o fermento e mexa bem até a farinha desaparecer.

    Finalmente, junte as nozes e misture novamente.

    Transfire a massa para a forma de tarte que preparou. Descasque a banana que separou para a cobertura e corte-a em fatias longitudinais, dispondo-as por cima da massa.

    Leve ao forno durante 1 hora e 15 minutos ou até experimentar inserir um palito no meio da tarte e este sair limpo. Depois, é só deliciar-se…

    Pensando bem, esta receita é tão fácil que vou arriscar fazê-la…Humm, é melhor não!

     

    Leia ainda:

     

    Um ótimo dia,

    Ela

     

    receita e foto: imagelicious

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *