Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

é vegan, sem glúten e é um crumble imbatível: este fim de semana vou arrasar!

Este fim de semana temos um almoço de família, com direito a tios, primos, apêndices, periquitos, etc. Cada um ficou de levar uma coisa e a mim, não sei porquê, cabe-me sempre a sobremesa. Será alguma indireta só porque eu como uma fatia ou outra a mais do que os outros? Nãaaaooo, não pode ser. Deve ser por causa dos dotes culinários do meu querido Marido Mistério, cuja fama já ultrapassou Badajoz.

Só que hoje em dia, não é fácil encontrar uma receita consensual, porque uns não comem glúten, outros são intolerantes à lactose, alguns são vegan, enfim, é uma tarefa hercúlea. Mas o fantástico blog Minimalist Baker nunca me falha e desta vez salvou-me com esta incrível receita vegan e sem glúten de crumble de frutos vermelhos. É facílima de fazer, não tem açúcar e é tão crocante que já estou cheia de fome.

O meu querido Marido Mistério só vai precisar (sim, é óbvio que é Ele que vai fazer porque eu não arrisco a fazer um fracasso para ser gozada por certos e determinados membros da família), dizia eu que Ele vai precisar de uma mistura de frutos vermelhos (morangos, framboesas e mirtilos), xarope de ácer, farinha sem glúten ou amido de milho, sumo de limão, farinha de amêndoa, coco ralado, nozes pecan picadas, açúcar de coco, flor de sal e óleo de coco.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

AMAZING-Grain-Free-Berry-Crisp-10-ing-naturally-sw

 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Despeje a fruta diretamente para um tabuleiro e ponha por cima o xarope de ácer, a farinha sem glúten ou o amido de milho e o sumo de limão. Misture bem.

Entretanto, numa taça grande, junte a farinha de amêndoa, o coco, as nozes pecan, o açúcar de coco e o sal, e mexa bem. Depois acrescente o óleo de coco e misture novamente (com uma colher ou com as suas próprias mãos). Prove para ver se está suficientemente doce para si. Se precisar, junte um pouco mais de açúcar de coco ou de xarope de ácer.

Espalhe o crumble por cima da fruta numa camada uniforme. Coloque o tabuleiro destapado no forno, na prateleira do meio, durante 40 a 45 minutos ou até a fruta começar a borbulhar e o topo começar a ficar com um tom dourado e acastanhado.

Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de servir. Pode comer só assim que já é uma delícia, ou, se tiver a sorte de não viver em eterna dieta como eu, acompanhe com chantilly de coco ou com uma bola de gelado de coco e baunilha. Yummy!

 

Leia ainda: 

  

Um ótimo e saudável fim de semana,

Ela

 

receita e foto: minimalist baker