ecork, o hotel feito de cortiça no meio do alentejo

    Quando a originalidade se cruza com a simplicidade, isso é impulse (estou a brincar! Bateu-me uma nostalgia anos 80, já passou…). OK, isso é maravilhoso. E quando se promove uma das melhores matérias-primas nacionais, é extraordinário. Por isso, estou cheia de vontade de ir passar um fim de semana ao Ecork Hotel em Évora: o primeiro hotel do mundo totalmente revestido a cortiça.

     

    OK, já cumpri a minha missão de informar. De enaltecer os produtos nacionais e os projetos política e ecologicamente corretos. Isto já está a parecer o jornal Expresso. Agora, vamos à sinceridade: adoro o hotel. É novo (abriu no ano passado), giro e original. Situa-se no Alentejo, uma das minhas regiões preferidas, e é novo (já tinha dito que era novo?). E eu também adoro novidades. Só falta mesmo experimentar, não é, meu querido Marido Mistério?

    Inspirado nas aldeias medievais alentejanas, constituídas quase sempre por um castelo ou um enorme edifício principal, cercado por várias casinhas brancas, o projeto transportou o conceito para o século XXI. O edifício principal, que alberga o restaurante, o ginásio, o spa, as salas de reuniões e a piscina interior, com um enorme pátio central, é todo forrado a cortiça (sabia que a cortiça é um produto natural, um isolador térmico e acústico e é reciclável? Agora pareço o presidente da Quercus, medo!). O andar de cima tem paredes mas não tem teto, e é aqui que se situa o bar, a piscina exterior e o deck onde pode preguiçar com vista para a paisagem alentejana (já me estou a imaginar ali!).


    As “casinhas brancas” são 56 suites independentes com uma área de cerca de 70m2 cada, rodeadas por sobreiros, azinheiras e oliveiras centenárias. Cada uma tem quarto, sala de estar, casa de banho e um pátio privativo, algumas têm uma kitchenette, todas têm os extras e luxos dignos de um bom 4 estrelas (wifi grátis, ar condicionado, mini-bar, dois ecrãs leds, banheira, roupões, chinelos, etc). Quero!

    Original, moderno, contemporâneo e inserido em plena planície alentejana, este eco-hotel a cinco minutos do centro de Évora e à distância de uma hora de carro de Lisboa, é o refúgio ideal para uns dias de descanso em família. Isto se a sua família for civilizada. Pensando bem, não sei se tenho coragem de levar a nossa equipa de futsal para este paraíso. Não sei porquê, mas tenho um feeling de que somos nós a entrar, e o resto dos hóspedes a fugir. Porque será que as pessoas têm tendência a fugir de família numerosas?

    Boa Páscoa,

    Ela

     

     

     

    8 comentários em “ecork, o hotel feito de cortiça no meio do alentejo

    1. Fantástico!
      Ai, fosse eu rica! (não, rica não, porque não daria tanta importância às coisas belas da vida), mas digamos que economicamente confortável para gozar destas maravilhas.
      Adorei.
      E tem razão, famílias grandes são lindas (eu tenho uma muito grande que praticamente só se junta no Natal), e sei o que é.
      Beijinho

    2. Para mim, é um dos piores hotéis onde já estive!

      Em Março de 2014, estivemos 4 noites no hotel e a experiência dificilmente poderia ter sido mais negativa.

      Aquando da chegada e após efetuarmos o check-in, ninguém foi capaz de nos mostrar as valências do hotel espontaneamente:tivemos de o solicitar, expressamente, e apenas nos foram indicados, da recepção, as valências do mesmo.

      Por sua vez, não percebemos o critério de atribuir a apenas a alguns hóspedes uma bebida de boas vindas: uma atitude claramente desagradável, arbitrária e discriminatória.

      Ninguém foi capaz de oferecer ajuda no transporte da bagagem para a suite. Tendo em conta que esta se situava bem longe do parque de estacionamento do hotel e que os carros não podiam circular na zona, carregar com malas pesadas, sem qualquer ajuda, é impensável num hotel que se diz de 4 estrelas.

      Por sua vez, mais uma vez, não percebemos o critério de transporte de apenas alguns hóspedes e bagagem, no carro do hotel. Mais uma vez, arbitrariedade e discriminação não faltam no ECorkhotel.

      A pior das situações foi, sem sombra de dúvida, o estado degradado e inabitável da suite. Mal entramos, o cheiro a mofo tão intenso não pode deixar de nós perturbar durante toda a estadia. Rapidamente nos apercebemos que todas as paredes da suite apresentavam bolhas de humidade, bolor, tinta descascada num sinal completamente descuidado, desleixado e impensável!!! As dobradiças das portas tinham muito verdete, a base de duche também tinha verdete o que justifica o cheio inadmissível da suite. Apesar de termos as janelas sempre abertas, o cheiro durou e perdurou durante as 4 noites. Além do mais, os lençóis apresentavam-se húmidos todas as noites fruto da humidade intensa. Mais desagradável era impensável.

      Não se percebe como é que um quarto de casal apenas tem 1 mesa de cabeceira.

      A situacao degradada da suite não permite que a mesma esteja disponível para utilização. Uma situação gravíssima para qualquer hotel e completamente inadmissível num hotel 4 estrelas.

      Também o restaurante CARDO foi uma desagradável surpresa: além do tempo excessivo de serviço (quase 2h numa sala praticamente vazia e com apenas entrada e um prato principal), a qualidade dos pratos e o empratamento estão muito aquém de um restaurante gourmet. A simpatia do pessoal de serviço não compensa os pontos negativos.

      A arbitrariedade na atribuição de uma rosa no jantar do dia da mulher foi mais uma situação desagradável e arbitrária. Mas nada a que não estivéssemos já habituados neste hotel…

      Assistir a uma discussão telefônica, em plena sala de estar do hotel, entre o diretor e a funcionária da recepção foi algo de tão pituresco e desagradável como de impensável…

      Nem vale a pena mencionar a falta constante de internet pois as várias críticas ao hotel já deveriam ter solucionado o problema. Contudo, o mesmo persiste.

      Por fim, no último dia, a falta de mesa para tomar o pequeno almoço foi inacreditável. A simpatia dos funcionários para tentar resolver a situação demonstrou que o hotel não está preparado para receber os hóspedes que se diz poder receber. Um hotel com muita falta de experiência e sem qualquer noção do público que procura um hotel 4 estrelas. Desagradável e inadmissível, sem dúvida.

      Surpresos ficamos quando, aquando do check-out, ninguém foi capaz de nos perguntar como tinha corrido a estadia nem demonstrar uma palavra de agradecimento por termos estado no hotel.

      Pormenores de tal forma graves de não permitem que o mesmo possa ser qualificado além de 2 estrelas…

      Com situações tão gravosas como as descritas, nem vale a pena mencionar o facto de ter referido que estávamos a celebrar um aniversário e de não ter havido qualquer amabilidade por parte do hotel.

      A situação foi reportada ao hotel que, pura e simplesmene, “fez de mim parva”, ainda que juntamente com a reclamação tivessem seguido fotografias que documentam o relatado.

      Não voltarei, seguramente, nem o recomendarei.

      É apenas a minha visão…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *