Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

empadas de alheira de caça com grelos? bolachas de cerveja? conheça esta surpreendente casa de chá em belém que vale a pena

198_xl.jpg

Gosto de surpresas. E esta semana tive uma óptima surpresa. Num daqueles dias em que parecia que andava com um duche constantemente em cima de mim, tal era o dilúvio, entrei a correr na primeira porta aberta que encontrei junto ao Centro Cultural de Belém. E felizmente era a porta do Saboreia Chá e Café.

Eu sei que o nome parece mais o slogan publicitário da Confraria do Chá do que outra coisa qualquer, mas não se deixe intimidar. Vale a pena vir aqui – por várias razões.

Captura de ecrã 2014-11-29, às 16.16.06.png

A ementa 

Em primeiro lugar, pelas empadas. Eu sei que estamos numa casa de chá, mas não fui capaz de lhe esconder esta informação durante mais tempo. Aqui há empadas. Muitas empadas. E especiais empadas. Só para lhe abrir o apetite: já provou empadas de alheira de caça com grelos? Ou empadas de espinafres com requeijão? Ou empadas de bacalhau? Ou de camarão? Ou de espinafres com farinheira? Pois é isso que pode encontrar no Saboreia Chá e Café. E vale muito a pena esse encontro: seja para lanchar a meio da tarde, como eu fiz; ou para trazer para um jantar de última hora em casa, como eu me arrependi de não ter feito.

Em segundo lugar, o Saboreia Chá e Café (oh, que raio de nome!) vale a pena pela tentadora quantidade de bolachas e biscoitos caseiros, como as roscas ou os palitos de noz. Produzidas pela Casa Velha, são vendidas em sacos transparentes atados com um laço em ráfia. Têm um óptimo aspecto, são deliciosas e dão um fantástico presente para alguém. Eu não resisti e, depois de comprar um saco de bolachas de cerveja, abri-o avidamente e devorei metade do que estava lá dentro. Além de muitíssimo fininhas e estaladiças, têm um ligeiro sabor a cerveja e não são muito doces: o único travo adocicado é o dos grãos de açúcar mascavado que estão colados por cima das bolachas.

80_xl.jpg

O pódio dos motivos que fazem o Saboreia Chá e Café valer a pena fica completo com os bules, chávenas, frascos, caixas de chá e outros acessórios que aqui estão à venda. Também há doces, compotas e xaropes de chá verde, capilé ou tangerina à venda para levar para casa.

Além desta parte de loja, o Saboreia Chá e Café tem ainda uma boa pastelaria com uns queques com óptimo aspecto e pães de ló individuais. E, claro, há os chás. De afrodisíaco a chá de alcaçuz, passando pelos mais tradicionais, a escolha é enorme. Eu optei por um chá de pistácio, surpreendente mais ligeiramente enjoativo de mais, que veio servido numa caneca de vidro transparente. Sinceramente continuo a preferir o chá servido num tradicional bule e chávena, mas também não é por aí.

343_xl.jpg

O ambiente 

A casa de chá do CCB é só uma das várias que existem em Portugal: Cascais, Tavira, Parque das Nações, etc.. A marca é um franchising espanhol e a decoração é semelhante em todos os espaços: sóbria e engraçada. Uma das paredes está coberta com um papel a imitar uma estante cheia de livros, o chão tem enormes losangos cor de tijolo e beges e os guardanapos são kleenexes em caixas decoradas com desenhos de pautas de música ou de azulejos antigos. Além disso, os bules e as chávenas à venda ajudam a dar vida ao espaço com cadeiras de estilos diferentes.

76_xl.jpg

O serviço 

É o único senão – além, claro, do nome. Numa casa especializada em chá, eu estava à espera de uma empregada especializada em chá. Mas, apesar de simpática, não me conseguiu responder às perguntas que lhe fiz sobre o meu adorável chá de pistácio.

 

O bom 

A variedade de chás

O mau 

O facto de a empregada não conhecer bem os chás

O óptimo 

As empadas e as bolachas e biscoitos caseiros

 

Um bom chá de fim-de-semana para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: saboreia chá e café e zomato

3 comentários

Comentar post