Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

então é por isso que os ovos têm este fio branco gelatinoso junto à gema?!

ovo.tiff

Está na hora de conhecermos a chalaza. É verdade, esse fio branco gelatinoso junto à gema tem nome. E também tem um motivo para estar ali. Mas já lá vamos. Antes, convém esclarecer um ponto que seguramente está a atormentar toda a gente: que raio de nome é esse? Chalaza é uma palavra grega e lê-se acentuando o primeiro "a".

Esclarecida a questão crucial, vamos ao resto. Esse fio branco gelatinoso é uma forma especial de proteína e é um óptimo sinal para perceber se um ovo está fresco ou não. A chalaza está ali para manter a gema no centro do ovo e não permitir que esta se cole à casca. Há, aliás, não um, mas dois fios, um de cada lado da gema, que estão colados à casca do ovo e à própria gema. São eles que mantêm a gema suspensa com a clara à volta, como pode ver pela imagem em baixo. Quando se abre o ovo, os fios soltam-se da casca e ficam presos à gema.

 

egginside.jpg

É suposto que todos os ovos tenham esse fio branco. Quanto mais visível ele estiver, melhor. Se, por acaso, abrir um ovo e não encontrar a chalaza, pode franzir a sobrancelha à vontade. À medida que o tempo vai passando, a chalaza vai desaparecendo, a gema solta-se e, passo seguinte, o ovo apodrece. Por isso, ovo sem chalaza é ovo pouco fresco, que está há tempo demais na prateleira do supermercado.

 

Um óptimo ovo para si onde quer que a chalaza esteja,

Ele

2 comentários

Comentar post