esclarecimento: as fraudes à volta do casal mistério

    Nos últimos meses, recebemos várias mensagens, por email e Facebook, de donos de restaurantes e hotéis a perguntarem se tínhamos visitado os seus espaços e pedido descontos.

    Não, não pedimos!

    Depois de termos esclarecido o mal entendido, explicaram-nos que alguns clientes fazem-se passar pelo Casal Mistério, outros dizem que são nossos amigos. Tudo para conseguirem redução de preços.

    Numa altura em que as críticas mistério se estão a espalhar por blogs, sites e jornais, convém esclarecer alguns pontos sobre o Casal Mistério. Não sabemos se os outros bloggers e jornalistas seguem estas regras, mas nós respeitamo-las como princípios invioláveis.

    maosdadas.jpg

     

    1. O Casal Mistério não aceita ofertas nem pede descontos. E isto aplica-se a tudo o que tenha a ver com restaurantes e hotéis: desde estadias gratuitas a um simples café. Acreditamos que só poderemos relatar uma experiência semelhante à de qualquer outro cliente se pagarmos as nossas contas como qualquer outro cliente. Sem qualquer benefício. Todos os dias, recebemos convites de restaurantes e hotéis para lá irmos gratuitamente. E todos os dias as recusamos.
    2. O Casal Mistério é anónimo. Queremos ser servidos e tratados como qualquer outro cliente, não queremos receber atenções especiais porque o dono de um hotel ou de um restaurante sabe que está a servir alguém que vai escrever uma crítica sobre o espaço. Por isso, nunca nos apresentamos como Casal Mistério. E muitas vezes usamos nomes falsos para não chegarem à nossa verdadeira identidade.
    3. O Casal Mistério não revela a sua identidade a ninguém: desconhecidos ou conhecidos. Nem os nossos amigos mais próximos conhecem esta nossa vida dupla. É por isso impossível que haja amigos nossos a visitar espaços. Todas as pessoas que se apresentam como amigas do Casal Mistério são impostoras que se servem do Casal Mistério para conseguirem descontos e reduções de preços.
    4. O Casal Mistério é o autor de todos os textos publicados no blog. Todas as críticas são da exclusiva autoria de Ele ou Ela. Os textos não são mostrados previamente a ninguém e não sofrem alterações de ninguém. Os donos dos restaurantes e dos hotéis sobre os quais escrevemos nunca sabem quando está a ser preparada uma crítica ao seu espaço, lêem os textos exactamente ao mesmo tempo que qualquer outro leitor do blog e não têm qualquer tipo de influência sobre aquilo que nós escrevemos.
    5. O Casal Mistério não faz publicidade a restaurantes ou hotéis. Acreditamos que só a total independência em relação às marcas de restaurantes e hotéis nos permite fazer uma crítica absolutamente isenta, honesta e genuína. Temos publicidade no blog – que é essencial para financiar o projecto – mas não de restaurantes nem de hotéis: os temas das críticas mistério. Os conteúdos patrocinados são normalmente por marcas de ingredientes que nos pedem para desenvolvermos receitas com os seus produtos – e, mesmo nestes casos, os textos são da nossa exclusiva autoria sem qualquer influência das marcas.
    6. Toda a publicidade no Casal Mistério está devidamente assinalada. Não há nenhum conteúdo patrocinado no blog que não esteja devidamente identificado, tanto no texto, como no final do mesmo, através de uma nota bem visível. Acreditamos que só a transparência e a honestidade pode estar na base de uma relação séria e verdadeira com os leitores.

     

    Há quatro anos que o Casal Mistério existe e faz crítica mistério a restaurantes e hotéis em Portugal. E há quatro anos que seguimos estes 6 princípios de forma quase obcecada.

    Por isso, já sabe: da próxima vez que alguém lhe disser que vai escrever uma crítica mistério ou se apresentar como o Casal Mistério ou um amigo próximo, pode ter a certeza de uma coisa: não é o Casal Mistério.

     

    Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que esteja,

    Casal Mistério

     

    24 comentários em “esclarecimento: as fraudes à volta do casal mistério

    1. Se o casal mistério é mistério.. Como sabemos quando alguém se identifica como tal..que não é o casal mistério…?Em 2016 fui assistir ao lançamento do Livro lançado por Casal mistério…. e Alguém presente afirmava o que descobriram….Eu defendi o Casal mistério!…

    2. Continuem assim, honestidade acima de tudo!! Tudo o que escrevem e publicam quer a nível de receitas quer a nível de hotéis e etc, é SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!

    3. Bom dia se se anuncia saem como tal, não faria sentido fazerem o que fazem. E não existe só nesta área.
      Existem em grandes empresas o cliente mistério para avaliar um funcionário normalmente aleatoriamente e ai só no final do seu atendimento se apresente como cliente mistério n diz o seu nome e diz como a pessoa se comportou no atendimento, mais tarde a um relatório desse cliente mistério q nos é entregue pelo nosso superior.

    4. Boa tarde,
      Recebemos convites através do nosso email – que é público – ou de mensagens de Facebook. Como pode facilmente perceber, há várias formas de nos contactar. Esta, aliás, foi uma delas.

      Obrigado,
      Casal Mistério

    5. 1º gostei da declaração de princípios, mas acho que nao passam disso mesmo…princípios.
      2º tal qual o “casal mistério” se sente livre de opinar sobre o trabalho e comportamento alheios, segundo os seus “princípios” e padroes de qualidade e conduta, eu mesmo o entendo fazer a vosso propósito.
      3º Algumas passagens da vossa declaração, deixam-me deveras intrigado, ou mesmo “desconfiado”:

      “Os conteúdos patrocinados são normalmente por marcas de ingredientes que nos pedem para desenvolvermos receitas com os seus produtos ” , deve ter existido uma gralha, pois julgo que o “pedem”, deveria ser substituído por “pagam”

      “O Casal Mistério não revela a sua identidade a ninguém: desconhecidos ou conhecidos”, outra gralha, calculo, entao se “Temos publicidade no blog – que é essencial para financiar o projecto”, calculo que seja por que meio for, ao efectuar o pagamento, nao seja por ai muito difícil, rastrear o destinatário do mesmo, até eu provinciano o conseguia fazer.

      Mas adiante apesar de recém frequentador do blog, gostei do que li, acho que é uma prosa acessível e “desempoeirada”, nao que a ideia do blog seja por si, inovadora, pois isto é feito a muitos anos por variadíssimas empresas interna ou externamente, e para finalizar, o anonimato, é difícil de conseguir em variadíssimas situações, principalmente em meios mais “pequenos”, e qualquer empregado PROFISSIONAL, em caso de duvida ou desconfiança da presença de um “auditor”, age com extrema solicitude por precaução…nao vá o diabo estar atrás da porta.

    6. Estou 150% de acordo com a v/ abordagem aos espaços comerciais que frequentam e com as regras definidas pelo “casal” que passou a ser um “cliente mistério” como existe em muitas organizações.
      Parabéns pelo v/ “trabalho” e tenho inveja de não poder viajar como o “casal”.

    7. Sigo o vosso blog quase desde o início, para mim é praticamente o meu guia gastronómico preferido. Não estava à espera de outra atitude da vossa parte. Muitos parabéns, e continuem. Abraço. Luís

    8. Não sei se isso é verdade. Ouvi um funcionário de uma estação de serviço a comentar a um cliente que estavam a espera do cliente mistério para aquele dia, assim o desconhecimento não é total

    9. LOL… só se esqueceram do outro que encontrou os vossos textos “originais” publicados em outras páginas em “língua estrangeira”… quem copia quem?
      Povinho pateta!

    10. Vocezes debiam ser punidos com sem bargastadas pelos costados abaixo. Não á direito. O que vocezes fazem nas terras de cada um é um crime, falarem mal como falam podem botar um negocio ao desterro. noz perdemos muitos clientes despois de vocezes botarem faladura que o comedouro não tinha limpeza e que a dona Fernanda não era limpa. deus bus pague o mal que fizeram.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *