esta carne assada a baixa temperatura derrete-se na boca e quase se cozinha sozinha

    Pode demorar tempo a preparar. Mas é tempo durante o qual nós estamos de pernas esticadas, num sofá, enquanto a comida cozinha praticamente sozinha. Esta é a maior vantagem destes divinais pratos cozinhados a baixa temperatura. Além de ficarem deliciosos, com a carne a desfazer-se na boca, não exigem quase trabalho nenhum. É colocar tudo dentro de um tacho de ferro fundido e ir à sua vida. Três horas depois, está pronto.

    Esta divinal receita é do site Food52 e cozinha a paleta de porco num incrível molho de soja e vinagre balsâmico. Mas, como dizia o inesquecível Odorico Paraguaçu, vamos deixar de lado os entretantos e partir para os finalmentes.

    Para fazer esta beleza, o primeiro passo é escolher bem a carne. Peça cerca de 2 quilos da parte superior da paleta de porco, já sem osso. Conseguido isso, o resto é mais fácil: alho ralado, salva em pó, folhas de louro, água, açúcar mascavado, vinagre balsâmico, molho de soja, mostarda em pó, amido de milho, sal e pimenta preta. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    600e7a93-d766-4535-a0ad-4561543b75e8--2018-1102_slow-cooker-pork-shoulder-brown-sugar-balsamic-glaze_3x2_julia-gartland_290.jpeg

     

    Pode fazer esta receita numa panela slow cooker, daquelas que mantêm uma temperatura reduzida e constante durante muito tempo, ou então no forno, com um tacho de ferro fundido. Se tiver a slow cooker, só precisa de colocar lá dentro a paleta de porco com a água, o alho, a salva, o sal, a pimenta e o louro. Envolva tudo muito bem com as suas mãos e cozinhe, na temperatura máxima, durante 4 horas. Depois, misture numa taça o açúcar mascavado com o vinagre balsâmico, o molho de soja, a mostarda em pó e o amido de milho. Deite para dentro da slow cooker, envolvendo bem a carne no molho, e cozinhe durante mais uma hora.

    Se não tiver a slow cooker, não tem drama. Pré-aqueça o forno a 150 ºC enquanto junta a carne, a água e os temperos num tacho de ferro fundido e o leva ao lume brando, no fogão. Assim que levantar fervura, tape o tacho e coloque-o no forno durante duas horas. Misture depois os ingredientes do molho e coloque-o a envolver bem a carne. Volte a levar o tacho ao forno, agora sem tampa, até criar aquele delicioso glacé por cima da carne.

    Sirva com batata doce em cubos a acompanhar e umas cenouras tudo bem envolvido no molho de balsâmico. Ou então faça um arroz basmati – também deve ficar fabuloso.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food52

     

    2 comentários em “esta carne assada a baixa temperatura derrete-se na boca e quase se cozinha sozinha

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *