Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

está preparado para ouvir esta notícia? já fomos experimentar as novas queijadas de nutella, e as de oreo, e de abóbora, e de...

IMG_6089.jpg

Este texto seria bastante mais fácil de ler se tivesse cheiro! É uma limitação terrível alguém que escreve sobre comida não poder explicar com todo o detalhe o delicioso e desconcertante aroma a queijadas acabadas de fazer que se sente ao entrar na nova Queijadaria, em Lisboa. Lembra-se da papa Maizena ainda quente? Daquele cheirinho a massa e a creme acabados de cozinhar? Daquilo que o fazia correr os 50 metros barreiras cada vez que a sua avó ligava o lume? É isso tudo – e ainda misturado com o aroma a canela dos Pastéis de Belém e com um ligeiro toque a chocolate derretido com uma pitada de coco.

O ambiente ao balcão da Queijadaria, quando está a sair uma nova fornada, é capaz de lhe fazer dilatar as papilas gustativas ao nível da cratera de Vredefort. Eu tive a sorte de ir a esta nova pastelaria, aberta há cerca de duas semanas, com as queijadas ainda mornas e, por isso, muito mais deliciosas.

 

1914814_433097666880689_3568247950293349326_n.jpg

Tudo é preparado numa cozinha rodeada de vidro, onde pode ver cada migalha que cai ao chão. É aqui que se faz a massa quebrada que envolve a queijada e o recheio com requeijão vindo directamente de Azeitão. Depois junta-se vários ingredientes que tornam estas queijadas completamente diferentes de tudo aquilo a que está habituado.

São todas vendidas em tamanho XL (quase o dobro do tamanho das tradicionais queijadas de Sintra), por €1,55. A massa exterior é leve e fininha, o que é uma enorme vantagem, mas não consegue ser tão crocante como a massa das minhas queijadas preferidas: as da Casa do Preto, em Sintra. No entanto, é nos recheios que está a grande especialidade da Queijadaria. E esse é um assunto que merece uma análise mais aprofundada.

 

Queijada de Nutella

Leu bem. É mesmo Nutella. E é deliciosa. Nada enjoativa, tem um discreto sabor a Nutella. E o facto de ser discreto tem uma vantagem – é pouco doce – e uma desvantagem – sabe pouco a Nutella. Sente-se o sabor da avelã, misturada com o recheio da queijada e o recheio é leve e nada enjoativo.

IMG_6093.jpg

Bolachas Oreo

Leva o recheio de queijada misturado com as bolachas Oreo esmagadas. Mas não fica por aqui. Ainda tem bolachas Oreo partidas e crocantes por cima da queijada. É perfeita para quem seria capaz de se alimentar uma semana inteira a Oreo, como a minha querida Filha Mistério do meio, mas é demasiado para mim. O recheio é ligeiramente mais consistente do que a queijada de Nutella.

IMG_6094.jpg

Abóbora e Noz

Qual Nutella! Qual Oreo! Este é o paraíso das queijadas. As nozes são partidas e espalhadas pelo recheio e por cima. E no meio de tudo, mesmo no centro da queijada, tem uma espécie de comité central de doce de abóbora: um doce quase líquido que se espalha ao trincar. A mistura desta textura mais líquida com o recheio leve e macio da queijada é simplesmente divinal. Então, se a comer ainda morna, quando está acabada de sair do forno, tem o dia ganho.

IMG_6097.jpg

Manteiga de Amendoim

Sabe mesmo a manteiga de amendoim. Sem ser muito doce, tem a grande vantagem de se sentir perfeitamente a manteiga de amendoim no recheio, o que liga lindamente com o requeijão. Leva ainda uns amendoins inteiros espalhados por cima, que se tornam agradáveis de trincar em conjunto com o recheio.

IMG_6106.jpg

Coco

Foi a que menos gostei. Em primeiro lugar, a combinação do requeijão com o coco não é nada do outro mundo. Depois, foi aquela que tinha o recheio menos macio: é demasiado consistente e deixa-nos quase embuchados ao comer a queijada daquele tamanho. Leva também coco ralado por cima.

12507636_433412100182579_3923637885585443855_n.jpg

Há ainda queijadas de doce de leite, frutos vermelhos, fios de ovos, café e pêssego, mas essas já não tive coragem de experimentar. O espaço é pequeno e tem uma esplanada que, no entanto, está rodeada de prédios velhos, um cenário que não é propriamente o mais agradável do mundo. Aos sábados, tem um brunch que inclui dois sumos naturais, duas bebidas quentes, dois croissants, dois tipos de pão e duas queijadas, além de queijo, fiambre, manteiga, compota e salada mista. Durante a semana, servem refeições ligeiras. No entanto, o que vale mesmo a pena são as queijadas.

 

O bom

A queijada de Nutella

O mau

A vista da esplanada

O óptimo

A queijada de nozes e abóbora

 

Uma óptima queijada para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: casal mistério; queijadaria

 

Nota: Todas as despesas das visitas efetuadas pelo Casal Mistério a restaurantes, bares e hotéis são 100% suportadas pelo próprio Casal Mistério. Só assim é possível fazer uma crítica absolutamente isenta e imparcial.

4 comentários

Comentar post