estas são as melhores panquecas de nova iorque (e são fáceis de fazer)

    Começou por ser um pequeno café de um casal onde podia comer panquecas a qualquer hora – até de noite. Ganhou duas vezes o prémio para as melhores panquecas de Nova Iorque, dados pela revista New York. Passou a ter filas à porta. Abriu restaurantes em Tóquio, Dubai, Singapura e Banguecoque. E recentemente recebeu o melhor elogio que podia ter: a top model Chrissy Teigen, autora de um livro de cozinha e que se tonrou uma guru da alimentação saudável, garantiu que comeu ali as melhores panquecas de todos os Estados Unidos da América.

    Tudo graças a uma receita simples, da Clinton St. Baking Company, que junta uma divinal e fofinha massa com um espantoso recheio de mirtilos e nozes. Por cima, leva ainda uma deliciosa manteiga de ácer – isso mesmo, feita com xarope de ácer.

    O segredo para esta massa fofinha está em não a bater demasiado – para evitar que se liberte o glúten da farinha, tornando a massa densa e pesada. 

    Felizmente, o meu dia melhorou bastante quando percebi que a Clinton St. Baking Company fez o favor à Humanidade de publicar um livro onde encontra a receita milagrosa. E a revista InStyle tratou do resto: divulgar a receita a quem não tem o livro ao lado.

    É exactamente por isso que amanhã me vou atirar de cabeça para dentro de um prato cheio destas promissoras panquecas.

    image_2017-11-18_17-47-42.jpg

     

    Ingredientes

    Para 18 a 20 panquecas

    • 500 g de farinha
    • 1 colher de sopa de fermento
    • 150 g de açúcar
    • 1 colher de chá de sal
    • 6 ovos grandes com as gemas separadas das claras
    • 720 ml de leite gordo
    • 170 g de manteiga sem sal, derretida
    • 1 colher de chá de extracto de baunilha
    • 250 g de mirtilos
    • 50 g de nozes picadas
    • 65 g de açúcar de confeiteiro
    • Manteiga de ácer a gosto

     

    Comece por juntar todos os ingredientes secos – farinha, fermento, açúcar e sal – numa taça (de preferência de metal). Noutra taça, bata as gemas, à mão, com o leite, a manteiga derretida e o extracto de baunilha. Agora, junte os ingredientes líquidos aos secos e continue a bater – sempre à mão – até formar uma massa com alguns grumos, mas onde está tudo bem ligado. 

    Noutra taça, bata as claras em castelo durante menos tempo do que o habitual – não deixe que elas fiquem totalmente solidificadas. Aqui, o chef da Clinton St. Baking Company abre uma excepção e deixa-o usar uma batedeira eléctrica, mas avisa para ter cuidado e não bater as claras demais – têm de ficar a meio caminho de se tornarem claras em castelo.

    Envolva cuidadosamente metade das claras na massa, com a ajuda de uma espátula de borracha. E depois a outra metade. A massa tem de ficar com alguns grumos e vários pedaços de claras à vista.

    Aqueça uma frigideira a cerca de 180 ºC (acho que não vou chegar ao ponto de medir a temperatura da frigideira), com um pedaço de manteiga derretida, e deite um pouco de massa no centro (mais ou menos quatro colheres de sopa). Deixe cozinhar a parte de baixo da panqueca e, antes de a virar, espalhe uma colher de sopa de mirtilos e uma colher de chá de nozes picadas pelo topo, pressionando ligeiramente para ficarem enxertados na massa. Quando começar a ver bolhas a formarem-se à superfície, vire e cozinhe a panqueca do outro lado e repita o processo até a massa acabar.

    Sirva com o açúcar de confeiteiro por cima e um pouco de manteiga de ácer (que basicamente é uma mistura de 115 g de manteiga derretida, em lume brando, com 80 ml de xarope de ácer). Parece tentador, ou não?

     

    Uma óptimas panquecas para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita: clinton st. baking company; foto: michael harlan turkell

    2 comentários em “estas são as melhores panquecas de nova iorque (e são fáceis de fazer)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *