Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

este texto é especialmente dedicado a todos os franceses: 4 fantásticas receitas com melão para digerir melhor a derrota de ontem

Ainda pensei em escrever este texto em francês para poder chegar a todo esse confiante povo que sempre acreditou que seria Campeão da Europa este ano. Eu compreendo bem o calafrio agudo que lhes deve estar agora a percorrer a espinha – ou colonne vertébrale se preferirem – nós próprios passámos por essa desagradável sensação em 2004. No entanto, aprendemos que alguma humildade, esforço e capacidade de união podiam ajudar a ganhar uma prova como o Campeonato da Europa de Futebol. 

Mas como França ainda terá de passar por essa longa fase de aprendizagem, hoje o alimento de que mais precisam é seguramente o melão. E, por isso, aqui ficam quatro fantásticas receitas com melão para ajudar todos os franceses a viverem esta longa e penosa segunda-feira de Julho. Começando, claro, por um magnífico aperitivo: um gin tónico de melão para beberem antes do jantar.

 

Gin Tónico de Melão

17157144_vBsAn.jpeg

Este divinal gin tónico verde tem um fantástico encanto: tanto dá para os franceses afogarem as mágoas a pensarem no que fizeram ao Ronaldo como serve para nós brindarmos enquanto nos lembramos do autocarro decorado com a frase Campeões da Europa que nunca chegou a sair da garagem para desfilar pelas ruas de Paris.

Tudo o que vão precisar é de um bom gin (daqueles que não dão dores de cabeça), água tónica, gelo, melão e um pouco de açúcar e água. É tão refrescante como surpreendente. E podem ver aqui a receita completa do blog A Cozy Kitchen .

 

Sopa Fria de Melão e Iogurte Grego

18421945_GPJQZ.jpg

O melão é fundamental nesta receita, mas o iogurte grego é o mais poderoso aliado de qualquer francês. E porquê? Porque tem probióticos, que ajudam à digestão – e isso é o que mais falta faz em França ao longo do dia de hoje.

Para preparar esta deliciosa receita do blog Delicooks, os nossos amigos Avecs só vão precisar de melão, iogurte grego, azeite, hortelã, sal e pimenta. O resultado é uma sopa magnífica. A receita completa está aqui

 

Salada de Melão e Figo de Vinagrete

17121024_VB2b3.jpeg

Caros citoyens amigos, lembram-se daquela meia-final no Europeu de 2000? Lembram-se daquele penálti a três minutos do fim do prolongamento? Da injustiça do golo de ouro? Da cara de desespero do Figo? Exactamente, Figo. Ele agora está de volta nesta salada, ao lado de um deliciosíssimo melão – vão gostar – e de um maravilhoso molho de vinaigrette, escrito à francesa e tudo, feito com champagne, também à francesa para vos deixar em casa. A salada leva ainda alface e cebola roxa e um pouco de queijo feta para homenagear os amigos gregos do Fernando Santos. Para fazerem esta deliciosa receita do blog Not Without Salt, cliquem aqui.

 

Sangria de Vinho Verde e Melão

18845193_SOc73.jpeg

E para acompanharem tudo isto, nada como uma deliciosa sangria de vinho verde e... melão, claro. Já devem ter ouvido falar do fantástico vinho verde português, não já? Agora imaginem juntá-lo a um grande melão, pepino, uvas e mais uns ingredientes que fazem uma sangria leve e refrescante, única para dias muito quentes como este. Ainda leva rum, manjericão, hortelã e sumo de limão. Vão ver que lhes vai saber bem a acompanhar esta fantástica refeição de que não se vão esquecer tão cedo. A receita é do blog The Bojon Gourmet – não, não é francês... – e está disponível aqui.

Antes de me despedir, queria pedir desculpa por uma falha imperdoável: infelizmente, não consegui descobrir um antídoto para aquelas traças sinistras que invadiram o campo ontem à noite – isso, sim, convenhamos, é nojento.

 

Um grande melão para todos os franceses onde quer que eles estejam,

Ele

 

fotos: a cozy kitchendelicooks; not without saltthe bojon gourmet

 

5 comentários

Comentar post