Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

extra! extra! a queijaria sugere os melhores queijos para a sua ceia de natal e os vinhos ideais para acompanhar

1467179_489881674485507_2430664582782915140_n.jpg

Um Natal sem queijos é o mesmo que um peru sem recheio, ou uma árvore de Natal sem luzes, ou o Pedro Santana Lopes sem gel. É estranho, parece que falta ali qualquer coisa para nos deixar felizes. E é por isso que nós estamos aqui: para contribuir para a sua felicidade. Não vamos recomendar a marca de gel ideal para a cabeça de um ex-primeiro-ministro, mas vamos recomendar as marcas de queijos ideais para a sua consoada. Vamos é como quem diz. Nesta delicadíssima missão patriótica, pedimos a preciosa colaboração de especialistas. E especialistas em queijos em Portugal é sinónimo de Queijaria, a nova Meca do queijo em Lisboa.

 

10801565_476947479112260_1724515027224529144_n.jpg

Num rigoroso exclusivo mundial, a Queijaria seleccionou os melhores queijos para comer na consoada e os melhores vinhos para os acompanhar. Há aperitivos e há queijos para o fim da refeição. Tudo aqui tem um critério. Agora ponha o babete à volta do pescoço que isto vai aquecer.

 

Aperitivos 

Burrata. É um queijo fresco italiano muito cremoso, feito a partir do leite de búfala, e que está entre a mozzarella e a manteiga. Sirva com azeite virgem extra, pimenta preta em grão e sal grosso. Pode colocar a burrata em cima de uma cama de folhas de espinafre e tomate cherry em volta.

Acompanhar com: Vinho branco frutado.

Burrata1.jpg

Vacherin Mont d’Or DOP. Este queijo francês, feito com leite de vaca cru de pastos alpinos, é macio, cremoso e totalmente artesanal. Só está disponível entre o Outono e a Primavera. Pode ser degustado à temperatura ambiente, com uma colher, ou aquecido no forno durante 15 minutos e acompanhado com pão crocante.

Acompanhar com: Vinho do Porto Ruby Reserva.

vacherin.jpg

Depois do jantar  

A Queijaria elegeu os cinco queijos ideais para servir a seguir ao jantar de Natal. A ideia é começar com o queijo que tem o sabor menos intenso e ir aumentando progressivamente. A ordem recomendada é esta:

Queijaria Natal_1.jpg

Brillat-Savarin. É um queijo francês, fresco, macio, feito com leite de vaca cru. É delicioso, mas tem três variedades de natas e um teor de gordura de 75%. Mas também, no Natal, quem é que liga a isso?

Acompanhar com: Alvarinho ou champanhe.

chabichou cheese.jpg

Chabichou. Tem um paladar entre o ácido e o forte e está coberto por uma casca fina amarelada por um pouco de bolor. É curado e feito com leite cru de cabra.

Acompanhar com: Vinhos brancos aromáticos e com boa acidez.

 

Serra da Estrela. Não precisa de grandes apresentações. Terá começado a ser produzido na época dos romanos e é feito com leite de ovelhas Bordaleiras que se alimentam de ervas, flores e plantas selvagens. Quando é amanteigado, deve-se cortar o topo da casca e comer com uma colher ou com pedaços de pão.

Acompanhar com: Vinhos brancos com madeira.

 

Pecorino di Pienza Stagio. Chegou a altura de provar um italiano. Este queijo duro, feito com leite cru de ovelhas, vem da região da Toscana e tem um paladar maravilhoso.

Acompanhar com: Vinhos tintos encorpados.

eghome.jpg

Stilton. E, para acabar, um "good old chap" britânico. O Stilton começou a ser vendido no início do século XVIII numa estalagem na estrada que ligava Londres a York, na zona de Stilton. E foi assim que este queijo picante e semi-mole, com veios azuis no interior e feito com leite de vaca pasteurizado, se tornou famoso na capital britânica. Pequeno problema: o queijo herdou o nome da vila onde ficava a estalagem e não o nome da vila onde era produzido, Melton Mowbray. Acontece!

Acompanhar com: Vinhos do Porto e vinhos de colheita tardia.

10513290_486532734820401_2038649475433123440_n.jpg

Um Feliz Natal para todas as vacas, ovelhas e cabras que nos ajudam a ter queijos destes à mesa, onde quer que elas estejam,

Ele (com a incansável ajuda da Queijaria)

 

fotos: queijaria e forkandflower

 

5 comentários

Comentar post