Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

fatias de tomate panadas com abacate e ovos escalfados: o brinner instalou-se de vez na mansão mistério

Esta nova moda do brinner veio para ficar na Mansão Mistério, sobretudo aos domingos à noite. Este é daqueles dias da semana em que a preguiça atinge um ponto tal que não nos apetece fazer absolutamente nada, nem mesmo o jantar. E esta ideia de fazer uma espécie de pequeno-almoço ao jantar foi implementada cá em casa aos domingos depois de uma votação em que o brinner, curiosamente, venceu por unanimidade. Hoje, o nosso jantar-que-na-prática-é-também-um-pequeno-almoço é esta deliciosa receita que descobri no blog Taming of the Spoon. É surpreendente, é deliciosa e é fácil de fazer, o que é tudo o que precisamos num domingo à noite.

Para fazer esta receita, precisa de ter em casa um tomate grande verde, sal, pimenta preta moída, farinha, um ovo grande, leitelho, pão ralado panko e azeite. Depois vai precisar também de um abacate médio, sumo de limão fresco e mais ovos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 a 4 pessoas (depende da fome de cada uma), espreite aqui a receita original.

Fried-Green-Tomatoes-2-1.jpg

 

Comece por fazer as fatias de tomate panadas. Corte o tomate em fatias grossas e tempere as fatias, de ambos os lados, com sal e pimenta e ponha de lado.

Coloque a farinha num prato de sopa e, num outro prato fundo, misture o ovo e o leitelho. Espalhe o pão ralado panko num terceiro prato.

Pegue agora numa fatia de tomate, mergulhe-a na farinha e agite-a para retirar o excesso. Depois, passe-a pela mistura de ovo e finalmente pelo pão ralado panko. Repita o processo com as restantes fatias de tomate.

Entretanto aqueça uma frigideira anti-aderente, em lume médio-alto, com azeite até este começar a ferver. Coloque as fatias de tomate na frigideira e frite até os lados começarem a ficar dourados, durante cerca de 2 minutos. Vire as fatias e deixe cozinhar durante mais 2 minutos, juntando mais azeite se achar necessário. Escorra as fatias de tomate fritas num prato forrado com papel de cozinha.

Entretanto, corte o abacate ao meio e retire o caroço. Coloque o recheio do abacate numa taça e esmague com um garfo e com um pouco de sumo de limão e tempere com sal e pimenta.

Coloque as fatias de tomate panadas nos pratos que vai servir e ponha por cima de cada uma a mistura de abacate.

Agora faça os ovos escalfados seguindo o método imbatível do Jamie Oliver, que nós já explicámos aqui. Finalmente ponha, com cuidado, um ovo por cima de cada fatia de tomate panado. E é isto! Nunca mais são horas de jantar!

 

Leia ainda:

 

Um ótimo jantar/pequeno-almoço,

Ela

 

receita e foto: taming of the spoon