3 maneiras originais de fazer uma salada de feijão frade em casa

    O feijão frade está para a quarentena assim como o Bucha estava para a vida do Estica. Não há alimento mais prático e versátil para usar numa salada. E então se estivermos a falar de uma quarentena, quando temos de estar em casa e evitar ao máximo as idas ao supermercado, uns frascos de feijão frade na despensa nunca deram tanto jeito.

    Cá em casa costumamos comer feijão frade várias vezes, especialmente no verão. E ultimamente temos usado ainda mais. Hoje o nosso almoço foi uma deliciosa salada de feijão frade com beterraba ralada e umas fantásticas línguas de bacalhau que tinham sobrado do jantar da véspera (ontem fiz um óptimo spaghetti al ajillo com línguas de bacalhau). Mas há mais variações facílimas que pode fazer.

    IMG_20200330_140438_1.jpeg

     

    Ingredientes 

    Para 4 pessoas

    • ½ kg de feijão frade
    • ½ cebola roxa picada
    • 12 tomatinhos cherry cortados em quartos
    • 6 línguas de bacalhau
    • 1 maçã em cubos
    • ½ beterraba crua ralada
    • ½ malagueta picada
    • Uma mão cheia de coentros picados

    Para temperar

    • Sumo de meio limão
    • Azeite
    • Flor de sal

     

    A grande vantagem desta salada é a rapidez com que fica preparada. As nossas línguas de bacalhau já estavam cozinhadas da véspera. Se não estiverem, coza-as em água e sal (nós comprámos as da Riberalves que vêm já demolhadas e prontas a cozinhar), deixe arrefecer e corte-as em tiras fininhas. Vai ver como é muito mais delicioso do que bacalhau desfiado.

    Depois só precisa de juntar numa taça o feijão frade com a cebola roxa picada, a maçã em cubos e a meia malagueta picada. Tempre com um fio de azeite, o sumo de meio limão e flor de sal e mexa para envolver tudo muito bem no molho. Misture os tomatinhos cherry e as línguas de bacalhau em tiras. E termine com a beterraba crua ralada que lhe vai dar um toque adocicado delicioso e uma cor roxa irresistível. Acerte os temperos de azeite e flor de sal e espalhe os coentros picados por cima. Não sobrou uma migalha.

    IMG_20200330_142300.jpeg

    Hipótese 2: não tem as línguas de bacalhau em casa? Use umas ovas cozidas cortadas em rodelas que fica uma salada do outro mundo. Neste caso, eu costumo tirar a maçã e substituí-la por umas seis tiras de pimentos assados cortados em tiras. Também acrescento pepino em cubos. Se não tiver beterraba, termine com meia dúzia de azeitonas.

    Hipótese 3: quer uma solução vegetariana? A minha querida Mulher Mistério também adora. Retire as línguas de bacalhau e a beterraba e mantenha todos os outros ingredientes. Acrecente um abacate em cubos e uma mozzarella fresca também em cubos. Comece por fazer uma cama com o azeite, a flor de sal, a cebola roxa e os coentros picados. Esmague com um pilão. Coloque por cima o abacate em cubos e os tomatinhos cherry. Tempere com o sumo de limão e e a malagueta picada e envolva bem no molho, mas sem desfazer o abacate (não pode estar muito maduro). Acrescente o feijão frade, o queijo mozzarella e a maçã em cubos. Mexa e sirva. 

    Com tantas opções, não tem desculpa para não ficar em casa.

     

    Uma óptima salada para si onde quer que o feijão frade esteja,

    Ele

     

    receitas e fotos: casal mistério

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *