#fiqueemcasa: o risotto de legumes que pode fazer com os restos que tiver no frigorífico

    A ideia deste risotto é usar os restos de vegetais que tiver no frigorífico ou no congelador. A espectacular receita da revista Olive Magazine recorre apenas a legumes que pode comprar congelados em qualquer supermercado. Mas a ideia, para esta época de quarentena em que ninguém deve sair de casa, é ser criativo e usar o que tiver mais à mão. 

    A base é arroz arbório para risotto. Depois vai precisar de cebola, vinho branco, caldo de galinha, queijo parmesão (ou outro bom para ralar, como Queijo de São Jorge), limão e crème fraïche (se não tiver, pode usar manteiga ou até iogurte grego). Finalmente, os legumes: a receita original leva aipo, espinafres, favas e ervilhas, mas, se não tiver algum destes vegetais, substitua por qualquer outro: brócolos, courgette, alho francês, feijão verde, etc. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    f2367a5936da4c3b75ed1010f87de21e.jpg

     

    Espalhe azeite pelo fundo de uma panela e salteie lá dentro a cebola e o aipo picados. Tempere com flor de sal, acrescente o arroz e mexa bem para o envolver no molho de azeite. Coloque o vinho branco e deixe evaporar. Depois vá acrescentando o caldo aos poucos: coloque só o suficiente para cobrir o arroz, deixe cozinhar enquanto mexe, quando evaporar repita todos os passos.

    Enquanto o arroz cozinha, triture os espinafres com duas colheres de sopa de água quente até ficar com um puré verde. Cinco minutos antes de o arroz estar pronto, junte o puré de espinafres, as favas e as ervilhas. Mexa enquanto cozinha até o arroz e os legumes estarem no ponto. 

    Antes de servir, misture o queijo ralado, o crème fraïche e o sumo e as raspas de um limão. E já está! Risotto mais fácil e versátil não existe.

     

    Uma óptima quarentena para si onde quer que o risotto esteja,

    Ele

     

    receita e foto: olive magazine

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *