frango escalfado com arroz de sushi, um almoço saudável para levar para o trabalho

    Adoro esta altura do ano em que todas as revistas e sites sugerem dietas e planos para perder peso. Sinto que não estou sozinha no mundo, que há mais gente como eu, a sofrer, a tentar fechar a boca (apesar de continuar a ter jantares de Natal praticamente até ao fim do mês). Um ótimo exemplo é a Bon Appétit cujos planos alimentares já segui inúmeras vezes com o sucesso que todos nós conhecemos (mea culpa obviamente porque não consigo fazer uma dieta durante mais de 24 horas sem me desgraçar). Mas foi precisamente no novo plano alimentar daquela revista online que descobri esta receita deliciosa para levar para o escritório.

    Só vou precisar de peitos de frango, alho francês, dentes de alho esmagados, meio pimento encarnado picado e sem sementes, molho de soja, flor de sal, arroz de sushi, um pepino cortado em fatias muito finas e sementes de sésamo pretas tostadas. A receita original inclui ainda picles de gengibre mas, como não gosto, não vou pôr .

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

    d7be94b738c1ac5c3ca989993e2a47e4.jpg

     

    Coloque os peitos de frango numa panela média e cubra-os com 5 chávenas de água. Entretanto corte a parte verde do alho francês e reserve. Pegue nas partes mais claras do alho francês e junte-as à panela juntamente com o alho, o pimento, o molho de soja e duas colheres de chá de sal.

    Se os peitos de frango não ficarem submersos, acrescente mais um pouco de água. Aqueça a panela em lume médio alto. Logo que o caldo começar a ferver, reduza para lume médio baixo e deixe o frango cozer durante 16 a 20 minutos.

    A seguir, transfira o frango para um prato e deixe arrefecer. Entretanto, retire, com a ajuda de uma escumadeira, todos os sólidos do caldo e deite-os fora, mas mantenha o caldo quente, na panela, em lume brando.

    Agora, lave bem o arroz até a água sair limpa. Retire o excesso de água e leve o arroz ao lume com uma pitada de sal. Junte a água e deixe ferver. Reduza para lume brando, tape e deixe cozinhar até o arroz ficar macio e o líquido quase todo absorvido. Deve demorar 18 a 22 minutos. Solte-o com um garfo, tape novamente e deixe assentar durante 10 minutos.

    Entretanto, pique as partes verdes do alho francês e guarde uma colher de sopa para decorar no fim. Misture o resto do alho francês com o arroz, o pepino e uma colher de sopa de sementes de sésamo pretas. Se usar os picles de gengibre, junte agora. Mexa bem com uma colher de pau e tempere com flor de sal.

    Corte os peitos de frango em fatias, divida o arroz e as fatias de frango pelas taças que vai servir e despeje por cima o caldo onde cozeu o frango ainda quente. Decore com o resto das sementes de sésamo e do alho francês picado e delicie-se.

    Eu vou pôr num tupperware e levar para o trabalho.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: bon appétit

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *