frittata com parmesão e espinafres, o almoço ideal para quem continua a trabalhar em casa

    Nós continuamos a trabalhar de casa e confesso que estou a adorar. Acabo por trabalhar mais, mas só não ter o programa de ir de carro para o escritório, apanhar filas de trânsito, procurar lugar para o carro, pagar gasolina e parquímetro, poupa-me tempo e dinheiro. Por isso, estou fã do teletrabalho.

    Os nossos filhos é que não são assim tão fãs, só nos querem ver pelas costas, mas azar o deles. O único senão é ter de pensar também no almoço. Nós temos tentado comer sobretudo saladas e ovos para despachar e não engordar, por isso, cada vez que descubro uma nova receita de frittata, como esta do blog Williams-Sonoma, envio logo por WhatsApp para o meu querido Marido Mistério, com a sugestiva legenda: “o nosso almoço de hoje”.

    Ele, como é muito obediente, faz. Esta receita também é um ótimo brunch de fim de semana e fica uma maravilha acompanhada por uma salada e frutos secos tostados.

    Só precisa de ter em casa espinafres, azeite, uma cebola amarela cortada em fatias fininhas, sal e pimenta preta moída, ovos, alho picado, queijo parmesão ralado e uma pitada de pimenta caiena.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    WS_VOD_SpnFrittata_8834.jpg

     

    Coloque a grelha no terço mais alto do forno e pré-aqueça-o a 180º C.

    Retire os pés dos espinafres, reserve algumas folhas inteiras e pique as restantes.

    Aqueça duas colheres de sopa de azeite, numa frigideira, em lume médio. Junte a cebola e salteie até esta ficar macia, durante cerca de 6 minutos.

    Acrescente os espinafres, tempere com sal e deixe saltear durante 2 a 3 minutos, até ficarem macios. Transfira tudo para um prato.  

    Numa taça grande, bata os ovos juntamente com o alho e o queijo parmesão. Tempere com a pimenta caiena, o sal e a pimenta preta. 

    Escorra com cuidado o líquido dos espinafres e junte os espinafres à mistura dos ovos.

    Aqueça mais duas colheres de sopa de azeite numa frigideira que possa ir ao forno (com cerca de 20 cm de diâmetro) em lume médio alto. Junte a mistura dos ovos, reduza para lume médio e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos.

    Leve ao forno e deixe mais 7 a 9 minutos até ficar no ponto certo.

    Deixe arrefecer ligeiramente antes de servir. Se for preciso, inverta a frittata para um prato grande. Corte em fatias e delicie-se.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: williams-sonoma

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *