fui à festa mais louca deste verão: um churrasco de swineapple e fiquei deslumbrada com a receita!

    Foi o churrasco mais louco e divertido deste verão. Com uma piscina cheia de bóias psicadélicas, arco-íris, flamingos e um sem número de unicórnios, sangrias de todas as frutas (tropicais e continentais), vinhos, cocktails com chapéus e palhinhas, enfim, tudo a que tínhamos direito. 

    Mas a estrela do churrasco que, aliás, dava o nome à festa, foi um surpreendente Swineapple! Ignorância minha, nunca tinha ouvido falar num “bbq swineapple” e associei logo a música e anananes. (Não, não me ocorreu swing de nada! Juro!) Música lá estava, ananases também mas… era muito mais do que isso. Na grelha, a fumegar e mais enfeitados do que os chapéus da Carmen Miranda estavam os incríveis Swineapples: ananases recheados com carne de porco (swine em inglês), enrolados em tiras de bacon e temperados com mil e uma extravagâncias.

    Photo via Cayobo Flickr.jpg

     

    Se, tal como eu, não conhecia esta receita, tem mesmo de aprender se quer ser um hipster com H maiúsculo, porque é o caviar dos churrascos e a receita do momento. Já sabem que o meu querido Marido Mistério é o mestre da grelha e ficou ligieramente enciumado por já ter posto ananás ao lado do entrecosto mas nunca se ter lembrado de nada assim… A minha resistência aos churrascos cá em casa é pública mas esta delícia prepara-se para abrir um precedente perigoso porque não resisti e fui investigar todos os segredos para Ele ir para a grelha fazer Swineapples. E confesso: estou rendida! 

    Pool-Party-25-600x900.jpg

    A autoria desta receita extravagante é atribuída a um produtor de carnes fumadas texano mas encontram-se referências de pratos muito semelhantes no Hawai onde porco e ananás é uma combinação tão óbvia como tremoços e cerveja por cá.

    Na internet há imensas receitas, que são basicamente idênticas. Esta é do prático site Tip Buzz misturada com várias dicas que fui aprendendo ao longo da tarde. É que, ainda por cima, o Swineapple é ótimo para começar qualquer conversa. Só precisa de um ananás, tiras de bacon, lombo de porco (ou costeletas desossadas), molho de barbecue,  pimentão doce e sal e pimenta a gosto.

    Se quiser ver as quantidades de cada ingrediente e um vídeo exemplificativo, clique aqui.

    tip.jpg

    Não se esqueça de que a preparação é rápida mas depois exige 3 horas na grelha, o que é perfeito para atacarmos aperitivos e sangrias enquanto descobrimos que Swineapple é uma ótima palavra para brindar!

    Comece por preparar o recheio, misturando o porco, cortado em pequenos pedaços com bastante molho de barbecue (caseiro ou comprado), pimentão doce e pimenta. Deixe marinar durante pelo menos uma hora e dê-lhe uma entaladela na grelha colocando só aí o sal (ou leve ao forno, se preferir).

    Corte a “tampa” do ananás e a casca. Com uma faca, retire a polpa de ananás para abrir espaço para colocar o recheio. 

    Coloque o recheio dentro do ananás e junte mais molho barbecue. Tenha cuidado para deixar paredes de cerca de 2,5 cm bem como uma boa base no fundo. (Guarde o ananás que retirou). Disponha as tiras de bacon entrançando-as numa grelha e enrole à volta do ananás. Prenda com pauzinhos de espetada. 

    Coloque diretamente na grelha e deixe-o cozinhar durante 3 horas. Use as sobras do ananás para ir molhando a peça ao lume. O aroma que sai é divinal. Corte às fatias e sirva!

     

    Dicas Importantes:

    • Assegure-se de que arranja ananases grandes. Quanto maiores, mais recheio poderão levar.
    • Não retire demasiada polpa quando “escavar” o ananás porque é imprescindível para manter o sabor e a humidade do prato.
    • Pré-cozinhe a carne que vai usar para rechear o ananás.
    • Use bacon de boa qualidade.

     

    Agora vou fechar a lista de convidados, comprar bóias enquanto canto com os meus queridos Filhos Mistério: 

    “I have a swine, I have a pineapple, uh, pineapple swine! Pen-Pineapple-Swine-pineapple… Swineapple!”

     

    Um ótimo swineapple para mim e para si,

    Ela

     

    fotos: Tip Buzz,  Cayobo Flickr; Studio DYIRadd Cooking

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *