Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

gaspacho de beterraba vegan e sem glúten, a melhor entrada para este verão

Finalmente começou o calor a sério e já podemos inaugurar como deve ser a época das sopas frias. Confesso que sou daqueles raros seres humanos que prefere sopas frias a quentes. Adoro salmorejo, gaspacho, vichyssoise, todas. E esta que descobri no blog Feasting at Home é espetacular para servir num almoço ou num jantar de verão. É fresca, é linda de morrer e ainda por cima não engorda. Além disso, é vegan e sem glúten. Vamos a isto?

Só vai precisar de 4 beterrabas, cebola roxa picada, alho, 3 pepinos, endro fresco, vinagre de xerez, sal e pimenta. Para decorar, precisa de abacate, pepino e beterraba cortados em cubos, cebola e endro picados, microgreens, azeite ou iogurte.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Beet-gazpacho-106-683x1024.jpg

 

Comece por ferver as beterrabas. Quando a água começar a ferver, reduza para lume brando e deixe cozer durante 45 minutos a uma hora até as beterrabas começarem a ficar macias (fure com um garfo). Deixe arrefecer as beterrabas com a água de cozedura.

Quando as beterrabas estiverem frias, retire-lhes a casca. Corte em fatias e coloque 3 das 4 batatas (guarde uma) no liquidificador com duas chávenas da água da cozedura. Adicione metade da cebola picada, 2 dentes de alho, 2 pepinos cortados à rodelas (guarde um), sal, pimenta, o vinagre e 2/3 do endro fresco (guarde o resto para decorar). Misture tudo muito bem até obter um creme macio. Prove e ajuste os temperos. Guarde no frigorífico até à hora de servir.

Agora prepare os toppings: pique o abacate, a beterraba, o pepino e o endro que guardou. Divida a sopa pelas taças que vai servir (quanto mais fria melhor), decore com os toppings, ponha por cima um fio de azeite ou de iogurte e sirva!

 

Um ótimo fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: feasting at home