Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

gelado de limão com crumble de frutos vermelhos, uma sobremesa deliciosa, saudável e sem lactose

Cada vez que descubro uma sobremesa com um aspeto divinal e, ainda por cima, saudável, sinto-me como o Donald Trump a olhar para o espelho a pentear o seu capachinho: cheia de mim própria, com a auto-estima ao rubro, pronta para enfrentar o mundo e até eventualmente uma cozinha. Sim, porque quando a vontade é muita até eu consigo fazer uma receita como esta, do Baked The Blog. É pura e simplesmente deliciosa.

Só preciso, para o gelado, de ovos, leite de coco, extrato de baunilha, geleia de agave, uma colher de sopa de amido de milho dissolvido em uma ou duas colheres de água, e raspas de um limão.

Para o crumble, vou precisar de frutos vermelhos bem maduros, aveia, amêndoas laminadas, farinha, óleo de coco, açúcar mascavado, sal, extrato de baunilha e raspas de meio limão.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

image.jpeg

 

Pré-aqueça o forno a 180 ºC e prepare um tabuleiro forrado a papel de alumínio. Disponha no tabuleiro os frutos vermelhos (se algum deles for grande demais, corte-o em quartos). Numa taça, com a ajuda de um garfo, misture todos os ingredientes do crumble até obter uma consistência grumosa. Coloque o crumble por cima dos frutos vermelhos e espalhe mais uma colher de sopa de açúcar mascavado. Leve ao forno entre 15 a 20 minutos, até os frutos vermelhos começarem a libertar os sumos e o crumble ficar com um aspeto dourado e acastanhado. Retire do forno e reserve.

Para fazer o gelado de limão, comece por partir os ovos numa taça e reserve. Coloque os restantes ingredientes do gelado num tacho e deixe ferver. Retire a panela do lume e, lentamente, despeje o líquido quente sobre os ovos, mexendo vigorosamente durante alguns minutos. Depois, volte a despejar o líquido na panela e vá mexendo, em lume brando, durante mais 3 a 5 minutos, até engrossar. Não deixe aquecer demais senão vai ficar com uns ovos mexidos com sabor a baunilha. Retire do lume e mexa novamente durante 3 a 5 minutos para ajudar a arrefecer.

Coloque a mistura do gelado no frigorífico durante pelo menos duas horas. Depois coloque-a numa sorveteira (se tiver) ou no congelador. Quando for servir, retire do congelador, sirva numa taça uma bola ou duas de gelado de limão e decore com o crumble de frutos vermelhos.

Não é uma maravilha?

 

Um ótimo e light fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: baked the blog

1 comentário

Comentar post