Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

gelados vegan com apenas cinco ingredientes para celebrar o verão sem remorsos nem culpas

Chegou o verão, o que para mim é um ótimo pretexto para celebrar. Mas como estou de dieta (pois é, estou e estarei… provavelmente até ao fim da vida) tenho de festejar a chegada do verão com a contenção que o meu eterno calvário exige. Como passar um verão sem gelados, é, como diria o mítico Jorge Perestrelo, comer muamba sem jindungo, lembrei-me desta espetacular receita do blog My New Roots. Estes gelados são incrivelmente saudáveis e surpreendentemente deliciosos… para se provar sem remorsos nem culpas. Vegan e energizantes, são um ótimo snack para meio da manhã ou para o lanche. Pode fazê-los simples, com os 5 ingredientes-base, ou decorá-los com os seus toppings preferidos.

fudgesicle.jpg 

Os ingredientes-base são: cajus crus e sem sal, leite de coco, um abacate maduro, tâmaras sem caroço e cacau em pó. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 gelados, espreite aqui a receita original. Pode acrescentar, se gostar: flor de sal, extrato de baunilha, algumas gotas de óleos essenciais (hortelã, laranja, ou amêndoa, por exemplo), frutos vermelhos picados, pimenta caiena, café em pó e frutos secos picados.

Os toppings recomendados pela autora da receita dão um toque colorido aos seus gelados: chocolate preto derretido (vegan e light, se preferir), frutos secos picados, raspas de lima ou limão, sementes de cânhamo, coco desidratado e pólen de abelha. Comece por pôr de molho os cajus em água com sal durante 4 a 8 horas (o ideal é durante toda a noite). Depois escorra e limpe bem os cajus. Misture-os num liquidificador com os restantes ingredientes, na máxima velocidade, até obter um creme com uma consistência macia. Se for preciso, junte um pouco de água.

Coloque a mistura, com a ajuda de uma colher, nos moldes de gelado. Bata com os moldes na bancada para remover qualquer bolha de ar. Insira um pauzinho de gelado em cada molde e coloque no congelador durante, pelo menos, 6 horas. Para retirar os gelados dos moldes, coloque-os antes debaixo de água quente. Antes de servir, decore os gelados com chocolate derretido e com os toppings que escolheu.

 

Um ótimo verão para todos nós,

Ela

 

receita e foto: my new roots