Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

gelatina de gin tónico com lima, uma sobremesa irresistível (até para quem está de dieta)

Depois de a dieta marcial ter sido decretada cá em casa, reuni uma pequena força estilo resistência francesa para combater esta opressiva ditadura gastronómica. As crianças tratam de descobrir irresistíveis receitas de doces, eu fiquei responsável, entre outras coisas, por conseguir beber um gin tónico de vez em quando.

Como ainda estamos no início deste estado de sítio, achei melhor disfarçar o gin no meio de uma sobremesa light. E o que é que é mais popular entre todos os dietoólicos que por aí andam do que um copo de gelatina à sobremesa? Pois é, só que esta receita de gelatina do blog Heinstirred é na realidade um maravilhoso gin tónico, altamente recomendável para estes poderosos dias de calor. Com umas raspas de lima fica um verdadeiro cocktail. E então se servir em copos de vidro, o resultado é este.

Gin-98-2-s.jpg

 

Ingredientes 

Para 10 doses

  • 300 ml de água
  • 300 g de açúcar (ok, se calhar o melhor é substituir por stevia ou outro adoçante mais recomendado para a dieta)
  • 2 limas (a casca e o sumo)
  • 400 ml de água tónica (eu escolho Fever Tree)
  • 250 ml de gin (vou fazer com The Botanist ou com Tanqueray Rangpur)
  • 50 g de gelatina em pó dissolvida em 50 ml de água quente ou uma folha de gelatina para 100 ml de líquido

 

Comece por ferver a água com o açúcar (ou o adoçante) durante cinco minutos. Retire do lume, junte a casca das limas e deixe infusionar (eta, expressão pro!) por 15 minutos. Coe para um jarro medidor para retirar a casca e depois junte o sumo de lima, a água tónica e o gin. Acrescente mais água tónica, gin ou sumo de lima até ficar ao seu gosto, mas não ultrapasse os 1,2 l.

A seguir prepare a gelatina, envolvendo o pó com a água quente. Junte à gelatina um pouco da mistura feita com o gin tónico, mexa e depois despeje tudo para dentro do jarro. Para acabar, só precisa de dividir pelos copos onde vai servir. Quando arrefecer, coloque no frigorífico pelo menos durante uma noite. 

 

No dia seguinte, está pronto para beber. Ou comer. Ou as duas coisas. 

 

Um bom gin tónico solidificado para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e fotos: heinstirred

3 comentários

Comentar post