gratinado de batata doce, o acompanhamento que vai ter de fazer este natal

    Não estou a brincar. Vai ter mesmo de fazer. Além de ser delicioso, fica lindo na mesa de Natal. E é um ótimo acompanhamento para qualquer prato principal: desde o peru ao bacalhau. A receita é do blog Sandra Valvassori e é muito fácil de fazer.

    Só precisa de comprar batatas doces médias, manteiga, alho esmagado, salva ou alecrim picado, flor de sal, pimenta preta moída, natas e queijo parmesão ralado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    Photos-27548-2.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 200º C. Lave e esfregue bem as batatas doces e corte as pontas. Sem descascá-las, corte-as em fatias muito fininhas com uma mandolina. Se não tiver uma mandolina em casa, use uma faca afiada (as fatias vão ficar inevitavelmente mais grossas, nesse caso, junte mais 15 minutos ao tempo no forno).

    Num tacho pequeno, derreta a manteiga em lume médio-brando. Junte o alho, a salva ou o alecrim e deixe cozinhar durante cerca de 1 minuto, mas tenha atenção para não deixar queimar o alho.

    Pincele a travessa que vai usar com a mistura da manteiga derretida, reservando o resto para pincelar as batatas doces.

    Tempere as batatas doces com sal e pimenta. Disponha as rodelas da batata doce na travessa criando várias colunas. Pincele o topo das batatas doces com o resto da mistura de manteiga e espalhe os dentes de alho por entre as rodelas de batata.

    Tape a travessa com uma folha de papel de alumínio, e leve ao forno durante 45 minutos.

    Retire do forno, destape e espalhe as natas por cima das batatas. Agite a travessa para ajudar a espalhar as natas. Espalhe por cima o parmesão ralado.

    Volte a pôr no forno, destapado, durante mais 25 minutos ou até o topo começar a ficar crocante e acastanhado e o interior das batatas macio.

    Retire do forno e decore com salva ou alecrim picado. Sirva logo!

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: sandra valvassori

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *