Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

hoje é dia de fazer o jantar em menos de dez minutos

Domingo que se preze tem jantar que não escravize. É esta a minha máxima cá em casa. Ainda mais, com este tempo horrível em que tudo o que apetece é ficar o dia inteiro deitado no sofá. Com uma mini equipa de futsal dentro de casa, qualquer tentativa de juntar as palavras deitado e sofá na mesma frase é tão realista como ver Assunção Cristas como primeira-ministra em 2019. No entanto, não perder muito tempo na cozinha é possível.

Especialmente desde que encontrei esta espectacular receita que ganhou o concurso de melhor pequeno-almoço para dias de festa, do fantástico site Food52. É verdade, é um pequeno-almoço que junta uns incríveis ovos escalfados com um surpreendente creme de iogurte grego. Mas cá em casa domingo também é dia de pequeno-almoço ao jantar. Ou, como a minha querida Mulher Mistério gosta de dizer: é dia de brinner, um jantar fácil, leve e rápido – de comer e de fazer.

Tudo o que vou precisar é de ovos, iogurte grego (a receita original é com iogurte turco, mas eu mantenho-me fiel à Grécia nesta verdadeira guerra greco-turca), um dente de alho picado e esmagado em pasta, manteiga, piripíri, nozes esmagadas, salsa, flor de sal e pimenta rosa. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

iogurte.jpg

 

O mais complicado em toda esta receita é fazer os ovos escalfados. Mas, se isso para si é uma complicação, siga a fantástica dica do Jamie Oliver para fazer uns ovos escalfados perfeitinhos num instante: basta embrulhar cada ovo em película aderente pincelada com azeite e colocar assim em água a ferver. Vai ver como os ovos ficam redondinhos num minuto.

Enquanto prepara os ovos, pique o alho muito fininho, misture um pouco de sal fino e esmague tudo até ficar com uma pasta. Misture esta pasta com o iogurte grego e divida-o pelos pratos onde vai servir. Finalmente, só precisa de saltear as nozes partidas em manteiga e piripíri. Deixe ao lume durante um ou dois minutos até a manteiga começar a ficar tostada (cuidado para não a deixar queimar).

Coloque um ovo escalfado por cima do creme de iogurte, em cada prato, salpique com as nozes envolvidas no molho de manteiga e termine com a salsa picada, a pimenta rosa e um pouco de flor de sal.

Ainda aí está? A fazer o quê? O melhor é ir para a cozinha que, ao domingo, podemos jantar a qualquer hora.

 

Um óptimo domingo para si onde quer que o jantar esteja,

Ele

 

receita: food52