Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

hoje o dia começou assim (e vai acabar com uns ovos mexidos com cogumelos caseiros, alecrim frito e nozes)

É das poucas coisas boas da chuva: cogumelos pleurotus. Há dois anos que cá em casa não se compra cogumelos, produz-se. (Ena, que isto soa importante!)

No Verão, a produção é suspensa, mas entre o Outono e a Primavera os cogumelos nascem assim, em molhos gigantes como este aqui em baixo. Tudo isto graças a um enorme, pesadíssimo e ligeiramente malcheiroso fardo de palha que comprámos na loja online Cantinho das Aromáticas. A palha está envolvida num plástico com uns furos e cultivada com cogumelos. Só precisa de a deixar, em pé, ao ar livre, num local com luz natural, mas sem exposição directa ao sol. Quando começa a chover, a água entra na palha e a humidade permite aos cogumelos crescerem. O resultado são cogumelos gigantescos, muitíssimo saborosos e caseiros – sem corantes nem conservantes, tal como o Frisumo.

Estes vão ser preparados com uns ovos mexidos, alho, alecrim frito e nozes. É fácil. Primeiro lave bem os cogumelos e corte-os às tiras. Depois coloque uns três ramos de alecrim numa frigideira bem quente até tostarem. Quando as folhas estiverem duras e estaladiças, separe as folhas dos ramos – saem facilmente se estiverem bem fritas. Experimente provar o alecrim assim, fica óptimo até como aperitivo, como se fossem amendoins.

Depois, coloque as folhas de alecrim na frigideira com azeite, alho e os cogumelos. Cozinhe-os bem e, no fim, escorra o excesso de água. Coloque um bocadinho mais de azeite se precisar e junte as nozes e os ovos sem os bater. Misture tudo e sirva com os ovos mal passados para não secarem. Experimente e depois diga-me se não vale a pena tornar-se um mini-micro-nano-produtor de cogumelos.

 

Ingredientes

- Cogumelos pleurotus

- Alecrim

- Alho

- Nozes

- Ovos

 

Boas plantações para si, onde quer que esteja,

Ele

4 comentários

Comentar post