Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

húmus de beterraba, o espetacular aperitivo que vai deixar a sua família de boca aberta na consoada

Desde que começámos o blog e esta aventura de descobrir receitas boas e originais, houve duas coisas que entraram definitivamente na nossa vida: a batata doce e a beterraba. Adoro o sabor da primeira e não resisto à cor da segunda. Nas sopas ou nas saladas, a beterraba assume sempre o papel principal. Por isso, não tenha dúvidas, se decidir fazer esta fabulosa receita do blog Beard and Bonnet na sua consoada, vai ver que o bacalhau e o peru vão roer-se de inveja porque este húmus de beterraba vai retirar-lhes todo o protagonismo. Vai precisar de beterrabas, iogurte grego, um dente de alho, azeite, xarope de ácer, cominhos, coentros, sal e pimenta e sumo de limão. Para decorar, use queijo de cabra esmagado, cebolinho picado, nozes tostadas e salsa picada. Se quiser fazer duas taças de húmus, espreite aqui, na receita original, as doses certas dos ingredientes.

beet_dip_winter-2-of-9.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Coloque as beterrabas (depois de as lavar e esfregar) num pirex, junte 1/4 de chávena de água e tape bem com uma folha de papel de alumínio. Deixe assar até conseguir inserir um espeto de ferro na maior beterraba sem a menor resistência. Deve demorar entre uma hora e uma hora e meia, dependendo do tamanho das beterrabas. Destape e deixe arrefecer à temperatura ambiente. Retire a pele das beterrabas, corte-as em pedaços de cerca de 2 cm e coloque-os no liquidificador. Junte o iogurte, o alho, o azeite, o xarope de ácer, os cominhos, os coentros, o sal e a pimenta, e o sumo de limão. Misture bem, durante cerca de 1 minuto, até obter uma massa macia. Prove e ajuste os temperos. Transfira o húmus para a taça que vai servir. Tape e deixe assentar à temperatura ambiente durante cerca de 30 minutos (se deslaçar, volte a misturar). Espalhe por cima o queijo de cabra, o cebolinho, as nozes e a salsa. Sirva e… prepare-se para arrasar na consoada!

 

Boas Festas,

Ela

 

receita e foto: beard and bonnet

 

 

1 comentário

Comentar post