Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

iogurte grego com granola de mirtilos, será que é desta que a minha vida vai mudar?

Uma das minhas melhores amigas decidiu que vai mudar a minha alimentação. Coitada. Ainda deposita esperança em mim. Meteu na cabeça que vai fazer todo um plano para a minha alimentação. Não que esteja gorda, longe disso, porque ela não se preocupa com esses pormenores irrelevantes. Mas sim, com a minha rica saúde. Tão amorosa. Ela, que se transformou num verdadeiro guru da alimentação saudável, acha que vai conseguir mudar os hábitos de um caso perdido como eu. Primeira regra, diz-me ela: faz uma taça colorida de manhã, com iogurte, fruta, sementes, granola.

Yes, sir. Os seus desejos são ordens. Hoje dei o primeiro passo para mudar de vida. Nada de leite e torradas ao pequeno-almoço e cumpri as ordens da minha amiga guru: fiz esta espetacular taça colorida que descobri no incrível blog Half Baked Harvest.

A receita é fácil mas requer alguma preparação. Isto de ser saudável dá trabalho.

Para a granola de mirtilos, precisei de flocos de aveia (o ideal é sem glúten), amêndoas picadas, sementes de abóbora, óleo de coco derretido, xarope de ácer ou mel, extrato de baunilha, bananas maduras esmagadas, raspas de um limão e mirtilos frescos.

Para compôr a taça, só precisei de um iogurte grego natural, fruta fresca (mirtilos, banana, maracujá, etc.), abacate cortado às fatias, frutos secos (amêndoas, pistácios) e sementes (cânhamo, chia), mel ou xarope de ácer e flores comestíveis (opcional).

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

Blueberry-Muffin-Granola-Greek-Yogurt-Breakfast-Bo

 

Pré-aqueça o forno a 180º e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Misture no tabuleiro os flocos de aveia, as amêndoas e as sementes de abóbora. Num tacho pequeno, derreta o óleo de coco com o xarope de ácer ou o mel. Depois de derreter, junte o extrato de baunilha, as bananas esmagadas e as raspas de limão. Retire do lume e despeje sobre a mistura de aveia no tabuleiro. Mexa bem e tempere com sal. Acrescente, por fim, os mirtilos.

Leve ao forno durante 25 a 30 minutos, mexendo uma ou duas vezes. A granola estará pronta quando a aveia estiver tostada e com um aspeto dourado e acastanhado. Retire do forno e deixe a granola arrefecer completamente. Pode guardá-la num recipiente fechado durante uma semana

Agora é a parte mais fácil: é só preparar a sua taça! Ponha o iogurte grego primeiro, depois decore com a granola, a fruta fresca, as fatias de abacate, as sementes e os frutos secos. Finalize com um fio de mel ou de xarope de ácer. Decore com flores comestíveis, se as tiver em casa.

Quem acredita em mim? Pois é… Só mesmo a minha amiga!

 

Boa sorte para mim,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest