Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

já imaginou um bolo feito com crepes em vez de massa? prepare-se para entrar noutra dimensão

Admito que esta receita é “areia demais para minha camioneta” e a machadada final na minha dieta. Mas há coisas das quais não podemos fugir. E esta receita do New York Times veio até mim só para me torturar… Só que é irresistível e vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer este fim-de-semana para animar os miúdos que já estão enfiados em casa a estudar para os testes.

Esta tem de ser mesmo Ele a fazer, eu lavo a loiça e compro os ingredientes.

Para os crepes, o meu querido Marido Mistério vai precisar de ovos, leite, natas, farinha, farinha de avelã, açúcar, sal, extrato de baunilha e manteiga sem sal.

Para o creme de chocolate, tem de ter um chocolate de boa qualidade com mais de 60% de cacau picado, açúcar, amido de milho, cacau em pó, sal, leite, ovos, manteiga sem sal e café.

Para decorar, ainda precisa de chantilly, avelãs tostadas e picadas e cacau em pó.

Para saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

05CREPE1-WEB-articleLarge.jpg

 

Comece por preparar a massa dos crepes: junte todos os ingredientes dos crepes num liquidificador e misture, a uma velocidade lenta, até obter uma massa macia. Tape e leve ao frigorífico, no mínimo, durante duas horas e, no máximo, até 48 horas.

Para o creme de chocolate, coloque o chocolate picado numa taça e ponha por cima um passador. Misture, num tacho, o açúcar, o amido de milho, o cacau em pó e o sal. Acrescente um pouco de leite de forma a criar uma pasta espessa. Vá juntando lentamente o resto do leite enquanto mistura até obter um creme homogéneo e macio. Junte as gemas de ovo e a manteiga. Cozinhe a mistura de leite em lume médio, mexendo sempre e raspando as bordas e o fundo do tacho com um “salazar”. Quando começar a ferver e a engrossar, ao fim de 5 minutos, misture vigorosamente durante 1 ou 2 minutos. Depois pressione a mistura quente através do passador para a taça com o chocolate. Deixe assentar durante 2 minutos e misture bem até obter um creme macio. Acrescente o café e volte a mexer com o “salazar”, deixando arrefecer até à temperatura ambiente. Tape com papel aderente, tocando mesmo a superfície do creme e guarde no frigorífico até usar.

Agora está na altura de fazer os crepes. Faça, um a um, numa frigideira antiaderente, em lume médio, com manteiga derretida. Use apenas 3 colheres de sopa da massa para fazer cada crepe e espalhe bem pela frigideira para ficarem fininhos.

Deixe os crepes cozinharem 45 segundos de um lado, até ficarem dourados. e vire-os com a ajuda de uma espátula. Deixe-os durante 30 segundos a 1 minuto, do outro lado, até ficarem com um tom dourado e acastanhado. Vá pondo os crepes de lado para arrefecerem. Quando estiverem frios, transfira-os para um tabuleiro e tape-os com uma toalha para evitar que sequem. Repita o processo até fazer 20 a 24 crepes.

Para fazer o bolo, mexa novamente o creme de chocolate para ficar macio. Disponha um crepe no prato que vai servir. Espalhe por cima o creme de chocolate, tape com um crepe, e volte a pôr mais uma camada do creme, e assim sucessivamente, até terminar com o crepe com melhor aspeto, no fim. Tape com papel aderente e guarde no frigorífico durante pelo menos duas horas.

Antes de servir, decore com chantilly, avelãs tostadas e cacau em pó.

É ou não é bom demais para ser verdade?

 

Um ótimo e calórico fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: new york times

 

2 comentários

Comentar post