jamie oliver criou um bolo de morango especial em honra de archie, o filho de meghan markle e harry (e nós temos a receita, claro!)

    Chama-se Roulade Real do Archie e é um magnífico bolo de anos criado por Jamie Oliver em honra do recém nascido filho de Meghan Markle e do Príncipe Harry. Se está tão entusiasmado com o bebé real quanto o Cláudio Ramos, não vejo motivo para não se encontrar já de rolo da massa em punho; se os bebés da realeza são tão importantes para si como a arruada do PCP na Feira Franca de Fafe, então fique a saber que esta delícia leva um divinal recheio de morangos carregados de sumo e um chantilly de baunilha caseiro aos quais é difícil resistir. 

    Já está convencido? Eu estou. Para mim, bastou-me olhar para a deliciosa foto que o chef britânico publicou na sua conta de Instagram para me começar a crescer água na boca como se fossem as Termas de Monfortinho. Na sua partilha, Jamie Oliver diz que o bolo é perfeito para um chá a meio da tarde – especialmente agora que já estamos na época dos morangos.

    Para fazer esta delícia, precisa de morangos, ovos, açúcar amarelo, extracto de baunilha, limão, farinha sem fermento, compota de morango, xarope de flor de sabugueiro (está aqui a receita de como fazer em casa), uma vagem de baunilha, natas para bater, açúcar de confeiteiro, morangos desidratados e hortelã. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    D6Drlp6XsAAlf1I.jpg

     

    Primeiro aviso: não espere daqui um bolo simples. Estamos a falar de um membro da realeza, por isso precisamos de uma receita digna de todos os títulos nobliárquicos que vai receber. No entanto, Jamie Oliver diz que se avançar para este bolo com confiança, tudo vai correr bem.

    Comece por limpar 6 morangos e cortá-los em fatias. Coloque as fatias em seis filas idênticas, em cima de um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal. Leve ao forno frio e ligue-o nos 180º C. Assim que o forno chegar à temperatura (deve demorar cerca de 15 minutos), retire os morangos lá de dentro. 

    Enquanto os morangos estão no forno, bata os ovos, numa taça grande, com o açúcar amarelo e o extracto de baunilha, durante cerca de cinco minutos, até ficarem mais pálidos e triplicarem de volume. Raspe a casca de um limão por cima dos ovos e envolva a farinha com a ajuda de uma espátula, depois de a passar por um passador.

    Espalhe esta massa por cima dos morangos que retirou do forno, alise-a e bata o tabuleiro, duas ou três vezes, no balcão da cozinha, para retirar alguma bolha de ar que tenha ficado no meio. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, até a massa começar a ficar dourada.

    13281058-7009245-image-a-22_1557387637581.jpg

    Retire o tabuleiro do forno e – esta é a parte em que tem de ter confiança nas suas mãozinhas de cirurgião – sem hesitar, vire o tabuleiro colocando a massa por cima de outra folha de papel vegetal. Retire com cuidado a folha de papel vegetal que foi ao forno. Se hesitar, é provável que parta a massa; se for confiante, vai ficar com uma fina camada de um bolo húmido com uns morangos cravados por fora.

    Coloque uma outra folha de papel vegetal em cima do balcão da cozinha e polvilhe-a com uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro. Volte a virar a massa ao contrário, deixando o lado dos morangos em cima do açúcar. Com a ajuda do papel vegetal, enrole a massa e deixe-a arrefecer.

    13240906-7004967-image-a-50_1557314931351.jpg

    Agora chegou a vez do recheio do bolo. Retire alguns morangos para decoração do bolo e corte os outros em pedacinhos. Coloque-os numa taça com a compota e o xarope de flor de sabugueiro e deixe-os macerar durante um bocadinho.

    Raspe para outra taça limpa as sementes de dentro da vagem de baunilha, acrescente-lhes as natas e uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro e bata até ficar com um delicioso chantilly. Coloque o chantilly num saco de congelação e corte-lhe um canto.

    Desenrole a massa do bolo e espalhe os morangos macerados por cima aproveitando todo o molho. Espalhe quase todo o chantilly pelo topo (deixando um restinho para decorar o bolo) e volte a enrolar a massa. Apare as pontas e coloque o bolo pronto no prato onde o vai servir. Decore o topo com uns montinhos do chantilly que sobrou, uns quartos de morango e as folhas de hortelã.

    Termine picando os morangos desidratados num robô de cozinha, até ficarem tipo farinha, e polvilhe este pó por cima.

     

    Um delicioso bolo de anos para si onde quer que o Archie esteja,

    Ele

     

    receita e foto: jamie oliver

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *