jantares com menos de 300 calorias: bifes de frango com puré de courgette

    Puré de courgette??? É isso mesmo: a courgette é o António Costa da cozinha. Fica com o lugar de qualquer alimento e sai sempre bem na fotografia. Neste magnífico puré, a courgette vai substituir a batata e transformar um acompanhamento calórico num prato saudável. E cremoso. E muito mais leve do que o tradicional puré de batata.

    Esta receita é a quarta receita escolhida pela nutricionista Ana Patrícia Pinto para uma semana de jantares saudáveis com menos de 300 calorias. Primeiro, tivemos uns fantásticos ovos no forno com queijo e brócolos, depois umas divinais panquecas de legumes, ontem um delicioso rolo de espinafres com recheio de atum e iogurte grego e hoje estes fantásticos bifes de frango com puré de courgette.

    Confesse lá, bifes de frango tem sempre em casa, não é? Nós, pelo menos, comemos bifes de frango dia sim, dia não. Tudo o que nos faltava era um toque especial que os transformasse num prato de sonho. E fácil de fazer, claro, porque a um dia de semana ninguém tem tempo para grandes aventuras na cozinha.

    IMG_58322.jpg

     

    Ingredientes

    Para 2 pessoas

    • 200 g de bifes de frango
    • 2 colheres de sopa de coentros picados
    • 1 colher de sopa de sumo de limão
    • Flor de sal q.b.
    • Mistura de três pimentas moídas no momento 

    Para o puré de courgette

    • 400 g de courgette descascada
    • 1 ovo
    • 3 dentes de alho
    • Noz moscada q.b.
    • 1 colher de sopa de azeite
    • Flor de sal q.b.
    • Mistura de três pimentas moídas no momento

     

    Bifes de frango são sempre bifes de frango. Mas, já agora, podemos dar-lhes um toque diferente. Misture os coentros com o sumo de limão, a flor de sal e a pimenta. Espalhe este molho pelo frango e deixe a marinar no frigorífico, pelo menos, durante 30 minutos. Assim, os bifes vão ficar com um toque fantástico de limão e coentros. 

    Enquanto o frango está a marinar, trate do puré. Coloque a courgette a cozer em água com os dentes de alho lá mergulhados. Quando a courgette estiver cozida, escorra-a bem e triture-a com a varinha mágica ou no robô de cozinha, até ficar com um puré cremoso. Leve o puré ao lume e junte-lhe um ovo batido, a noz moscada, o azeite, a flor de sal e a pimenta moída no momento. Envolva tudo muito bem e acerte os temperos.

    IMG_58362.jpg

    Pouco antes de servir, grelhe os bifes de frango num fio de óleo de coco e sirva-os acompanhados pelo puré de courgette acabado de fazer. Sabe quantas calorias é que tem esta delícia? 248. Nem uma caloria a mais.

    Amanhã temos outra receita light para o jantar. Com menos de 300 calorias, claro! Mas, como é quinta-feira, merecemos uma receita especial. Com direito a vídeo e tudo.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que as calorias estejam,

    Ele

     

    receita: ana patrícia pinto; fotos: casal mistério

     

    2 comentários em “jantares com menos de 300 calorias: bifes de frango com puré de courgette

    1. Boa tarde,

      gosto da ideia, mas tenho uma pergunta que pode parecer um pouco tola, mas para ter a certeza. Cozer as courgettes com a pele, certo?

      Pergunto porque uma vez tive a ideia de fazer um paté de beringela e só a meio da receita percebi que tinha de descascar a beringela! Enfim…

      Muito obrigada pelas belas ideias de comida do blog e felicidades.

      Patricia

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *