lasanha de batata doce, o jantar vegan e sem glúten que vai conquistar os nossos filhos mistério

    Confesso que tenho feito um esforço sobre-humano para tentar que os nossos filhos comam de forma saudável. Gostava sinceramente que eles não seguissem o exemplo da mãe que se desgraça dia sim, dia sim. Por isso, lá vou pedindo ao meu querido Marido Mistério para fazer receitas saudáveis e alternativas para eles aprenderem desde cedo a gostar de pratos vegan e sem glúten. Não é tarefa fácil mas eu gosto de desafios.

    Esta receita do blog Minimalist Baker tem tudo para conquistar a nossa prole: é lasanha, tem batata doce e tem molho pesto. Razões mais do que suficientes para fazer a festa cá em casa.

    O meu querido Marido Mistério só vai precisar de batatas doces descascadas e cortadas em fatias fininhas e, para o recheio de tofu, de azeite extra-virgem, sal e pimenta preta, sumo de dois limões, tofu firme, levedura nutricional, manjericão fresco, orégãos secos e queijo parmesão vegan.

    Para fazer o molho de pesto, Ele vai ter que ter à mão azeite, manjericão fresco picado, alho picado, queijo parmesão vegan, sal, pimenta e água.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Vegan-Sweet-Potato-Lasagna-9-ingredients-simple-me

     

    Pré-aqueça o forno a 190º C.

    Misture todos os ingredientes do recheio de tofu no liquidificador, raspando de lado, se precisar. A ideia é obter uma espécie de puré com pequenos pedaços de manjericão ainda intactos. Prove e retifique os temperos. Se achar que sabe pouco a queijo, ponha um pouco mais de levedura nutricional.

    Descasque as batatas doces e corte-as em fatias muito fininhas com uma faca bem afiada ou um cortador de legumes.

    Comece por dispor as fatias de batata doce no fundo de um pirex retangular, numa única camada, deixando que elas se sobreponham ligeiramente umas por cima das outras.

    Ponha por cima 1/3 do recheio de tofu, espalhando com a ajuda de uma espátula ou com as costas de uma colher. Volte a pôr mais uma camada de batata doce seguida de recheio de tofu. Vá repetindo o processo até ter três camadas de recheio e quatro de batata doce, sendo que a última deverá ser, obviamente, de batata doce.

    Tape com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 50 minutos.

    Depois retire o papel de alumínio e aumente a temperatura do forno para 200º C.

    Deixe a lasanha destapada no forno durante mais 5 a 10 minutos ou até o topo começar a ficar com um tom acastanhado.

    Enquanto a lasanha estiver no forno, prepare o molho pesto, juntando o azeite, o manjericão e o alho no liquidificador. Misture a uma velocidade média-baixa, só depois é que junta o queijo vegan parmesão, o sal e a pimenta. Misture muito bem novamente. Pode juntar um pouco de água se o molho pesto ficar demasiado espesso, usando desta vez a potência máxima. Prove e retifique os temperos.

    Deixe a lasanha arrefecer ligeiramente antes de lhe colocar o molho de pesto por cima.

    Sirva e delicie-se sem remorsos!

     

    Um ótimo jantar,

    Ela

     

    receita e foto: minimalist baker

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *