lasanha vegetariana com molho de queijo, abóbora e tomate seco para receber o namorado da nossa filha adolescente

    O meu querido Marido Mistério anda doente. A nossa filha está apaixonada!

    Eu acho um piadão, estou sempre a dizer à nossa prole para namorar muito porque quando casarem é para a vida e, nessa altura, vão ter que namorar sempre com o mesmo (pelo menos é suposto, não é verdade?).

    Já Ele nem dorme só de pensar que uma das suas filhas anda a suspirar pelos cantos por outro homem. O pior é que ela quer convidá-lo para vir jantar cá a casa e, quando esse dia chegar, vou ter de ser eu a desenrascar-me na cozinha porque não vou poder deixar o meu querido Marido Mistério aproximar-se das facas.

    Pensando bem, ele pode preparar esta espetacular receita que descobri no não menos espetacular blog Half Baked Harvest antes do futuro genro chegar. Assim, eu só tenho de meter no forno. E isso eu sei fazer com muita mestria.

    O meu querido Ele só vai precisar de abóbora-menina cortada em cubos, azeite extra-virgem, mel, sal e pimenta, manteiga, alho picado, salva picada, manjericão seco, farinha, leite, noz-moscada em pó, queijo fontina e queijo parmesão ralados, ricotta, provolone ralado, tomate seco picado, massa de lasanha e pinhões tostados.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Butternut-Squash-and-Sun-Dried-Tomato-White-Lasagna-6.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 190º C e espalhe spray de cozinha num pirex.

    Entretanto, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal a abóbora misturada com o azeite, o mel e uma pitada de sal e pimenta.

    Leve ao forno durante 25 a 30 minutos ou até a abóbora ficar macia.

    Enquanto isso, derreta a manteiga numa panela. Junte o alho, a salva e o manjericão e deixe cozinhar durante 30 segundos. Acrescente a farinha e deixe ao lume durante cerca de um minuto. Junte o leite lentamente. A seguir, misture a noz-moscada e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver e mexa durante mais um minuto.

    Retire do lume e junte o queijo fontina e metade do queijo parmesão. Misture bem até os queijos ficarem completamente derretidos e o molho macio. Ponha de lado o molho de queijo.

    Entretanto, esmague a abóbora assada numa taça média até ficar macia. Junte o queijo ricotta, o provolone e o tomate seco picado.

    Agora, prepare a lasanha no pirex: espalhe 1/4 do molho de queijo no fundo, depois coloque 3 ou 4 fatias de massa da lasanha. A seguir, espalhe metade da mistura de abóbora e, depois, 1/4 do molho de queijo. Coloque por cima mais 3 a 4 fatias de massa de lasanha, a seguir, a outra metade da mistura de abóbora e novamente 1/4 do molho de queijo. Finalmente, acrescente as últimas fatias de lasanha e espalhe por cima o resto do molho de queijo. Finalize com o resto do parmesão ralado.

    Leve o pirex destapado ao forno durante 45 minutos ou até a parte de cima começar a borbulhar e ficar com um tom dourado. Deixe assentar durante 10 minutos antes de servir. Decore com os pinhões e a salva frita.

    Que tal? Será que vamos conquistar o genro pelo estômago?

     

    Boa sorte para nós,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *