Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

lasanha vegetariana, um jantar saudável para os amigos dos nossos filhos

A nossa casa transformou-se numa autêntica biblioteca escolar. Os nossos filhos insistem que estudam melhor com amigos do que sozinhos. Claro que não é verdade, mas já que têm de passar o fim-de-semana com a cabeça mergulhada nos livros, prefiro ceder um dia e, no outro, estudam sozinhos. É claro que quando dei por mim, hoje tinha uma pequena multidão de mochila às costas à porta de casa. E o que deveria ser uma tarde de estudo termina invariavelmente com um:

- Mãe, o X, o Y e o Z podem jantar cá em casa?

- Podem…

E é assim que o meu pobre Marido Mistério acaba na cozinha num final de tarde de sábado. É senso comum que quase todas as crianças gostam de lasanha mas, desta vez, achei por bem dar-lhe um toque mais saudável e sugeri ao meu querido Ele fazer esta incrível e irresistível receita do blog Half Baked Harvest: uma lasanha vegetariana.

Ele só precisou de azeite, uma courgette cortada em pedaços, cogumelos picados, um pimento vermelho sem sementes e picado, dois dentes de alho picados, molho de tomate, leite de coco, piripiri, tomates secos, lentilhas, massa de lasanha, espinafres frescos, manjericão fresco, mozzarella fatiada, provolone e parmesão ralados, e molho pesto para servir.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Simple-Vegetarian-Skillet-Lasagna-1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 190º C. Aqueça uma frigideira grande e funda com um fio de azeite, em lume médio. Quando estiver quente, junte a courgette, os cogumelos e o pimento vermelho. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante 3 minutos ou até os legumes ficarem ligeiramente caramelizados. Junte o alho e deixe cozinhar durante mais um minuto. Acrescente o molho de tomate, o leite e uma pitada de piripiri. Junte, depois, os tomates secos, as lentilhas e 1/4 de chávena de água.

Entretanto, parta as folhas de massa de lasanha em 2 ou 3 pedaços e misture-as no molho, garantindo que ficam submersas. Cozinhe até a massa da lasanha ficar al dente e as lentilhas macias, durante cerca de 15 minutos. Se o molho começar a engrossar demais, junte um pouco de água. Nesta altura, junte os espinafres e o manjericão até eles murcharem ligeiramente. Retire a frigideira do lume e junte a mozzarella, o provolone e o parmesão ralados.

Coloque a frigideira num tabuleiro grande. Leve ao forno durante 10 minutos ou até os queijos começarem a derreter e a borbulhar. Retire do forno e deixe assentar durante 5 minutos. Sirva com o pesto e decore com mais parmesão gratinado. Vai ver que não há criança ou adulto que resista a esta maravilha!

Um ótimo fim-de-semana de estudo para todas as crianças e adolescentes,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest