Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

linguini preto com camarão e molho de sherry e cebolinho (um prato feito com o presente de natal de há seis anos)

IMG_5367.JPG

Confesso que esta receita nasceu no momento em que olhei para o bar cá de casa e vi uma garrafa de sherry que estava ali acampada há uns cinco ou seis natais. É daqueles presentes amorosos que recebemos do tio da mãe do sobrinho do irmão do pai daquele nosso primo em 12.º grau que vemos uma vez por ano no dia de Natal e de quem nunca nos lembramos do nome. No entanto, há sempre o tal momento constrangedor em que ele nos entrega um presente e nós não sabemos bem o que fazer porque... não comprámos nada.

Eu tenho uma técnica infalível. Olho para Ela e pergunto, com um ar incrédulo:

- Então, Ela, onde é que puseste o presente que comprámos tão carinhosamente aqui para o primo que não víamos há tanto tempo? E para o tio da mãe do sobrinho do irmão do pai dele, que nos comprou esta deliciosa garrafa de sherry? Não me digas que deixaste no carro... O quê?! Deixaste em casa?! Oh, minha santa Efigénia, como é que te pudeste esquecer?!

Costuma resultar. Pelo menos, ele finge que acredita. E eu volto sempre para casa com uma garrafa nova de alguma coisa que invariavelmente não costumo beber (devo ter cara de quem gosta de pinga...). Daquela vez, foi um sherry. Que esta semana terminou em cima de um delicioso linguine nero com camarão. Os astros gastronómicos conjugaram-se: no congelador estava uma embalagem de camarão e na despensa estava um delicioso linguine nero comprado no Lidl. Posto isto…

IMG_5374.JPG

Os ingredientes 

  • 500 g de linguine nero
  • 350 g de camarão médio
  • 80 g de manteiga
  • 50 ml de sherry
  • 2 dl de natas
  • Um molho de cebolinho
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta

 

…comece por ferver o linguine com água e sal até ficar al dente – menos um minuto do que o tempo previsto na embalagem. Enquanto isso, coloque a manteiga a derreter numa panela média. Acrescente metade do cebolinho e os camarões e deixe fritar em lume brando um minuto ou dois, sem ferver para não queimar a manteiga. Junte as natas e o sherry e vá mexendo. Assim que os camarões estiverem prontos, retire-os. Tenha atenção para não os cozinhar demais – os camarões devem ficar mal passados, caso contrário secam. Continue a cozinhar o molho por uns minutos enquanto mexe, até reduzir um pouco a quantidade.

Retire o linguine, passe-o por água fria para tirar a goma e coloque-o numa frigideira com um fio de azeite durante um minuto ou dois para ficar húmido. Sirva a massa numa taça e junte o molho e o camarão. Ou, se preferir, junte apenas no prato. Tempere agora com sal grosso, pimenta e o resto do cebolinho. Assim, fica menos salgado e vai sentir as pedras do sal ao trincar.

IMG_5373.JPG

Quem é que deu um bom presente de Natal, quem foi?

 

Um abraço para o tio da mãe do sobrinho do irmão do pai do nosso primo em 12.º grau, onde quer que ele esteja,

Ele

 

fotos: casal mistério

4 comentários

Comentar post